GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga participa do dia de incentivo à leitura

Campanha mundial ocorre nesta terça-feira (20/9) e tem como objetivo despertar a sociedade para a importância de ler

Publicado em: 19 de setembro de 2016 às 20:02

Votuporanga participa do dia de incentivo à leitura
Votuporanga acredita na transformação do indivíduo com a leitura e, por isso, participa do #diadelertododia. A campanha mundial ocorre nesta terça-feira (20/9) e tem como objetivo despertar a sociedade para a importância de ler para o desenvolvimento pessoal e formação de novos leitores que, certamente, contribuirão na construção de um país melhor.

A Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga está concentrando o projeto em três espaços: Biblioteca Municipal “Castro Alves” (no Polo da Universidade Aberta do Brasil), Escola Municipal de Artes “João Cornachione” (Oscarito) e no Parque da Cultura. Serão atividades de contação de histórias, intervenção cênica, apresentação musical e doação de livros. O evento conta com a parceria da Educação.

Esta grande mobilização em prol do hábito da leitura tem um único propósito: estimular a população a ler. A ideia é criar uma movimentação com potencial para repercutir na mídia e nas redes sociais, chamando atenção do maior número possível de crianças, jovens, idosos e adultos. Por ser uma campanha realizada pela primeira vez, em nível mundial, há necessidade de sinalizar todas as postagens realizadas sobre o assunto nas redes sociais, com a hashtag #diadelertododia, de forma a garantir identificação da ação como sendo do município.

A secretária da Cultura e Turismo de Votuporanga, Silvia Stipp, ressalta que a proposta é mostrar que a leitura é um ato prazeroso e que cabe no dia a dia, sem grandes malabarismos. “Vale ler livros inteiros ou apenas parte. Vale ler um romance, uma poesia, ficção ou biografia. Revista, jornal, gibi, mangá. O que conta para o #diadelertododia é a atitude, que pode virar um hábito de fruição. Ler na biblioteca, na sala de aula, na fábrica, no escritório, no ponto de ônibus, no consultório, na praça ou no restaurante,em qualquer lugar da cidade”, disse.

Confira a programação:

- Biblioteca Municipal “Castro Alves” – das 8h às 17h

Varal com poesias da Cora Coralina (homenageada do Fliv 2016)

Livro na roda (leituras de livros infantis e juvenis)

Maratona de informação (leitura livre dos periódicos)

- Escola Municipal de Artes “João Cornachione” (Oscarito) – das 8h às 17h

Minutinho da Leitura (leituras dirigidas para o público)

Distribuição de livros infantis

- Parque da Cultura – a partir das 19h, apresentação da Corporação Musical “Zequinha de Abreu”, distribuição de livros infantis e intervenções cênicas do Niac

Viagem Literária

Falando em leitura, Votuporanga recebe, no próximo dia 30, o Programa Viagem Literária na Biblioteca Castro Alves, com a Companhia Arte Negus realizando contação de histórias com suas Historietas e Assombretas, às 9h e às 14h. O evento é aberto a toda a comunidade.

Lançado em 2008 pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Viagem Literária circula por dezenas de cidades do interior e do litoral de São Paulo, levando escritores ou grupos de contação de histórias para palestras e bate-papos em bibliotecas municipais. A ação visa o incentivo à leitura e encontra ampla receptividade entre o público, autores e dirigentes da área cultural.

Fliv

No próximo mês, o Festival Literário de Votuporanga, no Parque da Cultura, promete atrair leitores de toda a região. “A partir do dia 21 de outubro, começa a 6ª edição com programação totalmente gratuita e aberta a comunidade”, finalizou.

Publicidade