A egressa do curso de Letras da UNIFEV Elaine Cristina Ferreira de Oliveira, que recentemente concluiu o seu mestrado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp),campusSão José do Rio Preto, já conquistou a disputada vaga para cursar o doutorado na mesma Instituição.
A notícia, segundo a ex-aluna da UNIFEV, formada em 2007, complementou ainda mais a alegria que ela já estava sentindo pela aprovação de sua dissertação, cujo tema, inédito na Unesp, foiAnálise léxico fraseológica de corpora de aprendizes e propostas de atividades para o desenvolvimento da competência colocacional em alunos do Ensino Fundamental I.
No doutorado, sob a orientação da Profa. Dra. Adriane Orenha Ottaiano, Elaine disse que manterá a mesma linha de pesquisa sobre a Pedagogia do Léxico e da Tradução e Linguística de Corpus, utilizando redações de alunos do Ensino Fundamental I como base para o seu estudo.
“A pesquisa busca tratar das colocações voltadas ao ensino de Língua Portuguesa como idioma materno. No mestrado, recolhi mais de 200 redações de duas salas de aula, uma da periferia, e outra, do centro da cidade, para verificar se havia variação nas palavras utilizadas pelos dois grupos”, explicou.
Agora, na próxima fase, a pesquisadora pretende elaborar um material pedagógico a respeito do tema, a fim auxiliar os professores do Ensino Fundamental I em sala de aula.
A ex-aluna da UNIFEV ainda afirmou que a graduação abriu as portas para a sua vida profissional. Ela, que há 11 anos trabalha como professora na rede municipal de ensino, contou que a influência positiva de seus docentes a fez valorizar e admirar a carreira acadêmica. “Foi inspirada neles que escolhi cursar a pós-graduação. Por isso, carrego comigo, até hoje, o exemplo desses profissionais. Eles perduram em meu coração”, finalizou.