Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

FORMADO DA UNIFEV PUBLICA TRABALHO INTERNACIONAL

Ele pesquisou doença autoimune considerada uma patologia rara

Publicado em: 21 de novembro de 2018 às 06:49

FORMADO DA UNIFEV PUBLICA TRABALHO INTERNACIONAL

O egresso da primeira turma do curso de Medicina da UNIFEV Vinicius Francisco Cardoso teve sua pesquisa publicada pelo Jornal Internacional de Ginecologia e Obstetrícia da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), recentemente.

Orientado pela médica ginecologista e Profa. Ma. Cristina Rocha Matarucco, o ex-aluno da Instituição desenvolveu o estudo durante o 11º período da graduação, com base no relato de caso de uma paciente diagnosticada com Penfigóide. A doença autoimune é considerada uma patologia rara. Ela manifesta-se por meio da pele do paciente, na maioria dos casos, deixando-a similar a uma queimadura.

Cardoso afirmou que o caso se tornou ainda mais raro, pelo fato de a paciente em questão ser relativamente jovem, em comparação à parcela da população mais acometida pela doença.

“Quando soubemos do resultado da biópsia, prontamente identificamos as características da doença, mesmo diante de sua baixíssima incidência, que é de 6 a 12 casos novos por 1 milhão de pessoas ao ano. Como a paciente era relativamente jovem em comparação às pessoas que, normalmente, apresentam a enfermidade, isso chamou ainda mais a nossa atenção. Foi então que decidimos desenvolver o estudo, a fim de mostrar para a sociedade médica as características da Penfigóide, que é pouco conhecida”, explicou o médico.

Em outubro deste ano, o trabalho também foi apresentado no mais importante congresso da área, o XXII FIGO World Congress 2018, realizado no Rio de Janeiro.

“Elaboramos tudo com base em revisões de prontuários, e o resultado foi submetido ao comitê de pesquisa do Congresso. No local, a apresentação foi feita em forma de banner digital. A exposição teve a presença de médicos, acadêmicos e residentes da especialidade vindos do mundo todo. Foi uma experiência única, uma mistura de conhecimento científico e cultural, em que debatemos a melhor forma de conduzir aqueles que sempre foram nossa maior preocupação: os pacientes”, disse.

Para a médica ginecologista e docente, o feito é importantíssimo e reflete a seriedade com a qual a UNIFEV trabalha. “O foco é o desenvolvimento do aluno que, desde cedo, é inserido no contexto dos atendimentos e diagnósticos. Isso possibilitou a participação do Vinicius nesse Congresso, algo valioso tanto para alunos, quanto para profissionais da área. Oportunidades assim nos auxiliam a desenvolver pesquisas e publicações dos mais diferentes temas, além de possibilitar aos nossos estudantes o aprofundamento no conhecimento cientifico e profissional”.



Publicidade