Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

ECOTUDO DA SAEV É DESTAQUE EM SÃO CARLOS

Marcelo Marin Zeitune, falou no VI Simpósio sobre Resíduos Sólidos da USP

Publicado em: 18 de setembro de 2019 às 06:53

ECOTUDO DA SAEV É DESTAQUE EM SÃO CARLOS
O Ecotudo de Votuporanga, idealizado pela Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga, a Saev Ambiental, é um modelo para o Brasil. Na última quinta-feira (12/9), o Superintendente Adjunto da Autarquia, o engenheiro Marcelo Marin Zeitune, ministrou palestra no VI Simpósio sobre Resíduos Sólidos da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos). Estiveram presentes o Chefe do Departamento de Meio Ambiente da Saev, Otaniel Richard Pereira de Oliveira Silva, e o servidor Cláudio Gavioli Craveiro Nogueira.

O tema da palestra foi “Gestão Municipal de Resíduos Sólidos, a experiência do Município de Votuporanga e o Ecotudo”. De acordo com o Superintendente Adjunto da Saev Ambiental, Votuporanga tem se destacado e se tornado referência no quesito descarte de resíduos sólidos. “Nós participamos de importante evento para mostrar a nossa experiência que, inclusive, tem sido modelo para diversas cidades da região. Implantamos um serviço pioneiro de coleta de resíduos domiciliares no nosso Município que busca resolver o problema de descartes irregulares”.



Convite

O engenheiro ainda explicou que o convite para ministrar sobre o Ecotudo de Votuporanga surgiu após visita de uma comitiva de autoridades de São Carlos a Votuporanga em novembro do último ano. Na oportunidade, estiveram presentes a vereadora de São Carlos, Cidinha do Oncológico e o assessor Alex Prado, que vieram pela terceira vez e trouxeram Secretários Municipais, entre eles Graziela Solfa Marques, Secretária de Cidadania e Assistência Social, Mariel Pozzi Olmo, Secretário Municipal de Serviços Públicos e Dr. José Galízia Tundisi, Secretário de Desenvolvimento Sustentável de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e Prof Dr. da USP São Carlos.

O Superintendente da Saev Ambiental, Waldecy Bortoloti, o Superintendente Adjunto, eng. Marcelo Marin Zeitune, e a Chefe de Setor de Diagnóstico e Projetos Ambientais, bióloga Elizabeth Dias Prado, guiaram a visita da equipe nas três unidades do Ecotudo e apresentaram as táticas e estratégias que a Autarquia utiliza em práticas como fiscalização de descarte irregular de lixo. Também foi visitada a sede da Coopervinte e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos.



Ecotudo

Votuporanga possui três Ecotudos que funcionam das 8h às 20h, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. O Ecotudo Norte, está localizado na Avenida Sete, 2440, paralela à Avenida Jerônimo Figueira da Costa, no bairro Distrito Industrial I. O Ecotudo Sul, está localizado na Avenida Conde Francisco Matarazzo esquina com a Avenida Francisco Bueno Baeza, no bairro Jardim das Palmeiras I. Já o Ecotudo Oeste, está localizado no alto da vicinal Nelson Bolotário (Subida da Morte).

O local recebe resíduos sólidos, entulhos de construções, podas de árvores, óleo de cozinha, móveis velhos, roupas, resíduos eletrônicos, pneus, madeiras e vários outros resíduos domiciliares.

Os materiais levados pelos moradores aos Ecotudos são separados por uma triagem de recicláveis feitas com baias com sinalização específica para cada objeto, também outras estruturas criadas para facilitar a disposição de diversos materiais, como caçambas que facilitam o descarregamento dos resíduos pelo próprio usuário.

Para entulhos, existe um limite de recebimento diário de um metro cúbico por pessoa, o que equivale a 1/3 de uma caçamba.


Publicidade