Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

MUSEU DIGITAL no Votu Otaku Fest

O idealizador é o pedagogo Leandro Ferreira de Oliveira, de Votuporanga

Publicado em: 18 de novembro de 2019 às 19:43

MUSEU DIGITAL no Votu Otaku Fest
O projeto Museu Digital esteve presente no Votu Otaku Fest. O evento foi realizado no dia 15 (feriado da proclamação da República) e tornou-se uma opção a mais de lazer para os votuporanguenses. O evento contou com a participação de dubladora Ursula Bezerra (famosa pelas vozes do Goku criança no anime Dragon Ball e Naruto Uzumaki no anime Naruto) e do grupo Kpop brasileiro High Hill, além de concurso de Cosplay, campeonato de Just Dance 2019, beco dos artistas com exposição, venda de trabalhos e praça de alimentação.
Os visitantes puderam conhecer um pouco mais do aplicativo Museu Digital, que lê o QRCode e apresenta informações sobre as obras do acervo do Museu Municipal Edward Cururipe Costa. Além do projeto, foi apresentado o game “Votucity - Nós fazemos Votuporanga”, RPG educativo que apresenta a história da cidade.

Museu Digital


O projeto “Museu Digital” foi criado pelo pedagogo Leandro Ferreira de Oliveira e contemplado com o projeto PROAC Município 2019. Este aporte permitiu criar o aplicativo e site. O aplicativo é gratuito já está disponível na loja Google Play.

O app gratuito lê um QR Code e apresenta informações sobre o acervo do museu. No aplicativo é possível ler uma história em quadrinhos sobre a história do município, ver fotos antigas e conhecer a história deste local. Além de informações em texto, o aplicativo faz a locução do acervo, sendo uma ferramenta de inclusão para as pessoas com necessidades especiais. Para baixar acesse:https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_leandroferreiraprof.museudigitalvotu&hl=pt-BR
O site do projeto “Museu Digital” (www.votuporanga.sp.gov.br/museu) é um complemento ao aplicativo e possui informações do acervo mais detalhadas, além de fotos históricas, informações sobre o museu, a história de Votuporanga e um espaço para as crianças, com jogos e história em quadrinhos digital. O objetivo do site é ser um acervo digital sobre a história da cidade e fonte de pesquisa para estudantes e interessados pela história do município.


ProAC Município Votuporanga

O projeto Museu digital é um dos projetos realizados com o apoio do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Cultura e Economia Criativa), e a Prefeitura de Votuporanga (Secretaria da Cultura e Turismo), por meio do Edital n° 01/2019, do ProAC Município Votuporanga.

QR Code

QR Code, (sigla do inglês Quick Response, resposta rápida em português) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URL, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS. Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio. Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados em telefone celular (smartphone) usando a câmera do aparelho. Os códigos QR são comuns também em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs. Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares.

Sobre o autor

Leandro Ferreira de Oliveira é professor, especialista em mídias digitais e mestre em educação. Desenvolve games, sites, aplicativos, histórias em quadrinhos, desenhos animados, vídeos e diversos materiais educacionais. Foi criador do programa “Clube do Saevinho” e da animação “+ Educação”, exibidos pela TV Unifev. Desenvolveu o game “Votucity- Nós fazemos Votuporanga”, game educativo sobre a história da cidade.


Museu Itinerante
Na próxima semana, a exposição do Museu Itinerante estará na EM Profª. Anita Liévana Camargo. Os alunos irão conhecer o aplicativo e as obras da exposição, além de terem uma palestra com o professor Leandro Ferreira, sobre seu projeto e a criação de games.


Publicidade