Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Pesquisadora de Barcelona participa de aula do Colégio UNIFEV

Renata Senna Garrafoni Centro de Pesquisas de Antiguidades Clássicas da Universidade de Barcelona

Publicado em: 08 de junho de 2020 às 19:42

Pesquisadora de Barcelona participa de aula do Colégio UNIFEV
As aulas remotas, adotadas desde a volta às aulas, têm ampliado os horizontes dos alunos do Colégio Unifev. Recentemente, os estudantes do Ensino Médio puderam aprofundar seus conhecimentos históricos em uma palestraonline, realizada na plataformaTeamsdaMicrosoft, com o temaPompeia: uma abordagem arqueológica, sobre o sítio arqueológico localizado na Campânia, no sul da Itália.

Na ocasião, a aula foi ministrada pela Profa. Dra. Renata Senna Garrafoni, que é formada em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também obteve o mestrado e doutorado sob orientação do Prof. Dr. Pedro Paulo Funari, referência internacional em arqueologia; pós-doutorada pelaUniversity of Birmingham, na Inglaterra; professora do Departamento de História e coordenadora do mestrado e do doutorado da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além disso, é pesquisadora colaboradora do Centro de Pesquisas de Antiguidades Clássicas da Universidade de Barcelona.

Segundo o professor da disciplina de História da Escola, Prof. Me. Paulo Stipp, apesar dos desafios nas relações entre docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem, o período pandêmico revelou novas possibilidades na educação.

“A aula remota envolve a família mais diretamente. A partir dessas novas experiências, a mãe de uma aluna entrou em contato com uma amiga que trabalha com arqueologia em Pompeia. Num primeiro momento, a arqueóloga passou material para a estudante desenvolver uma apresentação no ambiente virtual. Essa possibilidade foi tão enriquecedora que, a partir daí, procuramos a Renata para apresentar seu material de pesquisa do pós-doutorado sobre a arqueologia da Pompéia aos alunos, de forma mais científica e acadêmica”, explicou.

Para a coordenadora do Ensino Médio, Profa. Ma. Adriana Naime Pontes Passoni, a palestra evidenciou um dos potenciais do ensino remoto. “Com essa palestra, os alunos tiveram a oportunidade de ampliar, ainda mais, seus horizontes. Uma experiência única e muito enriquecedora”, concluiu.

Publicidade