Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Alunos de Arquitetura da UNIFEV participam de Simpósio de Iniciação Científica

Orientação da Profa. Ma. Janaina Cucato foi apresentada em evento promovido pela USP

Publicado em: 25 de novembro de 2020 às 22:19

Alunos de Arquitetura da UNIFEV participam de Simpósio de Iniciação Científica
Os alunos do 6º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV Arissa Sanae, Gabriella Coelho, Leandro Oliveira, Leonardo Pavão, Raiane da Silva e Samuel Fanelli representaram a Instituição, recentemente, durante o 28º Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica e Tecnologia da USP (SIICUSP).

No dia 18 de novembro, os estudantes apresentaram, de forma on-line, a pesquisa intitulada “Espaços dormentes: um olhar sobre o processo de ressignificação das estações da estrada de ferro araraquarense”. O trabalho foi orientado e coordenado pela Profa. Ma. Janaina Cucato, com subsídio do Programa Institucional de Qualificação e Capacitação Docente (PIQCD) do Centro Universitário.

De acordo com a docente, a pesquisa continua em andamento, com um vasto levantamento bibliográfico e estudo de campo, inclusive com o uso de drone.

“A primeira etapa do projeto foi finalizada no fim de 2018, cujo trecho compreendido naquele momento era entre São José do Rio Preto e Santa Fé do Sul. Em ambas as etapas, o objetivo é identificar as estações (inclusive em ruínas e demolidas), além de relacioná-las ao processo de urbanização, vinculadas ao fator demográfico, demonstrando, ainda, se houve processo de ressignificação das mesmas”, explicou.

Ainda segundo Janaina, ao término da pesquisa, será produzido um documentário a partir dos dados levantados.

“Participar com meus alunos de um evento como esse foi uma oportunidade maravilhosa, devido à troca de experiências com universitários de outras instituições e à divulgação do nosso projeto, que tem uma grande contribuição histórica e afetiva. Além disso, tivemos a possibilidade de dar visibilidade à UNIFEV e ao curso de Arquitetura e Urbanismo no cenário acadêmico internacional”, finalizou.

Publicidade