Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Coordenadora apresenta metodologia utilizada na UNIFEV em simpósio internacional

Profa. Ma. Maria Julia Barbieri Eichemberg abordou sua pesquisa de doutorado

Publicado em: 05 de dezembro de 2020 às 17:57

Coordenadora apresenta metodologia utilizada na UNIFEV em simpósio internacional
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV, Profa. Ma. Maria Julia Barbieri Eichemberg, apresentou, recentemente, parte de sua pesquisa de doutorado durante a 2ª edição doLINK Practice-oriented Symposium. O evento, cujo objetivo foi abordar práticas de ensino nas áreas de Artes eDesign, ocorreu, simultaneamente, no Brasil e na Nova Zelândia, nas formas on-line e presencial.

Virtualmente, a coordenadora falou sobre o trabalho intitulado “Cartografia de uma experiência pedagógica”, na qual ela desenvolveu uma metodologia de ensino para os processos de criação na área de Arquitetura e Urbanismo. Na oportunidade, Julia explicou como ela tem aplicado essa metodologia no curso da UNIFEV.

“Em todos esses anos como docente, uma questão que muito me incomodava era o fato de que, na maioria dos processos de criação, o corpo era entendido apenas como uma dimensão - ele era reduzido a uma escala no desenho. E, muitas vezes, via os estudantes entregando projetos lindos, mas se esqueciam da escala humana”.

Segundo a coordenadora, para que os alunos conseguissem perceber a importância da relação entre corpo e ambiente, ela os colocou “em movimento”. Primeiramente, antes da pandemia, foi realizada uma oficina de experiências corporais. Após essa atividade, os estudantes foram incentivados a saírem um pouco do ambiente acadêmico e “vivenciarem a cidade”.

“Cada grupo de aluno criou um perfil no Instagram, de modo que os processos ficassem abertos na rede. Para que os universitários reinventassem o ambiente de aprendizagem, eles foram estimulados a projetar uma faculdade de Arquitetura na cidade. Então, eles propuseram desde a matriz curricular do curso até locais de ensinos teórico e prático, bibliotecas e espaços de convivência. O resultado foi muito interessante e entendemos que precisamos levantar das cadeiras e movimentar o corpo pra poder reinventar o mundo que a gente vive”, finalizou.

Publicidade