Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Agentes de proteção social básica

Atualização para identificar e propor soluções para os novos problemas sociais trazidos na pandemia

Publicado em: 20 de julho de 2021 às 18:27

Em 1988, diante da ampliação das discussões e aprovação da Constituição Federal, estabeleceu-se um modelo de segurança social, de caráter universalista, baseado em direitos de cidadania. Passamos a reconhecer e ampliar cada vez mais que as pessoas precisam ser cuidadas e protegidas socialmente oferecendo a garantia de direitos.

Com isso, desenvolveu-se um campo de trabalho que busca também o desenvolvimento da sociedade. A Proteção Social Básica é a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Na esfera municipal, é desenvolvida pelas unidades públicas, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), e instituições privadas de assistência social, como as organizações da sociedade civil.

Segundo o docente Joaquim Marciano Ribeiro Filho, da área de desenvolvimento social do Senac Votuporanga, o agente de proteção social básica é uma função base que realiza ações de prevenção de situações de risco social e pessoal de famílias e indivíduos em condição de vulnerabilidade, ameaças e risco de violência, facilitando o acesso a programas, projetos e serviços de assistência social.

“No campo profissional, aborda, sensibiliza e identifica necessidades e demandas das questões sociais. É responsável por planejar e mobilizar práticas de atuação de proteção social no território, realizar orientação de proteção social no âmbito dos serviços, programas, projetos e benefícios sociais. Atua no âmbito da Política de Assistência Social, representada no conjunto de serviços ofertados pela Proteção Social Básica, garantida pelo Sistema Único de Assistência Social – Suas”, explica.

E com a pandemia a desigualdade social está ficando cada vez mais visível, tornando evidente o quanto alguns grupos de pessoas estão desprotegidas. “Essa realidade mostra o quanto a sociedade, no geral, precisa se envolver e defender a cidadania para garantir direitos, proteção social e qualidade nos serviços, programas, projetos e benefícios sociais. A função desse profissional, no cenário da pandemia, representa um campo de trabalho que precisa ser atualizado com percepções de prevenção de situações de risco social que foram identificadas e geradas durante a pandemia”, acrescenta o docente.

Por isso, o Senac Votuporanga lançou o curso de Agente de Proteção Social Básica, indicado para pessoas e profissionais que trabalham, utilizam e pensam ampliar seus conhecimentos na política de assistência social.

“O curso busca preparar profissionais com novos conhecimentos que direcionem a entender e interpretar dados, indicadores e informações das várias localizações dos municípios, colocando o aluno, no curso, frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. Assim, o mercado de trabalho é um espaço amplo, com destaque para pessoas que desejem investir em conhecimentos atualizados que desenvolvam a proteção social”, ressalta Joaquim.

Para se inscrever no curso é necessário, no mínimo, ter concluído o ensino fundamental 2 e ser maior de 18 anos. Para conhecer mais sobre o curso deAgente de Proteção Social Básicae saber sobre as inscrições, basta acessar o Portal Senac:https://www.sp.senac.br/senac-votuporanga/cursos-livres/curso-de-agente-de-protecao-social-basica.



Senac 75 anos. Temos um mundo para transformar

Completando 75 anos em 2021, o Senac São Paulo celebra uma trajetória de aprendizados e conquistas, reforçando seu compromisso no desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Referência em educação profissional, a instituição oferece cursos livres, técnicos, ensino médio técnico, e ensino superior (graduação, pós-graduação e extensão universitária), nas modalidades presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Com 63 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o Estado de São Paulo. São 17 unidades na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 36 no interior; três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. A instituição conta, ainda, com a Editora Senac São Paulo.

#Senac75. Temos um mundo para transformar.

Conheça um pouco mais dessa trajetória no portal do Senac São Paulo:[www.sp.senac.br/nossa-historia-75-anos]www.sp.senac.br/nossa-historia-75-anos

Serviço

Agente de Proteção Social Básica

Período:23/8 a 6/12

Aulas:segunda a sexta, das 19 horas às 22h30



Senac Votuporanga

Endereço:Rua Guaporé, 3.221 – Nova Boa Vista – Votuporanga/SP

Informações e inscrições:https://www.sp.senac.br/senac-votuporanga

Publicidade