Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga tem atividades na semana da água

SAEV em parceria com a Polícia Ambiental foi realizada no decorrer da semana

Publicado em: 25 de março de 2022 às 15:12

Votuporanga tem atividades na semana da água
Na semana em que se comemora o Dia da Água (22/3), a Saev Ambiental realizou diversas ações relacionadas ao meio ambiente, dentre elas palestras e o plantio de mais de 50 mudas nativas regionais.

Na terça-feira (22/3), a bióloga da Autarquia, Elizabeth Rodrigues ministrou uma palestra com o tema “Saev Ambiental e Meio Ambiente” para os alunos da Escola Estadual “Profª Sarah Arnold Barbosa”. Na última quinta-feira (24/3), foi a vez dos estudantes da Escola Estadual “Profº Álvaro Duarte de Almeida”, em Cosmorama, assistirem a palestra.

“É preponderante destacar a importância da água em nossas vidas, e este é um período do ano que sempre foi marcado por ações educativas e comemorações relacionadas ao tema. A Saev Ambiental tem como proposta levar informações e orientações sobre esse importante recurso hídrico”, destacou o superintendente da Autarquia, Antônio Alberto Casali.

A Saev também realizou na terça-feira, o plantio de 55 mudas de árvores nativas regionais, como embaúba, ipê, calabura, paineira, amendoim, figueira, falsa aroeira, dentre outras. O plantio foi feito na Área de Preservação Permanente (APP) do Marinheirinho, com a parceria da Polícia Ambiental.

O plantio de espécies arbóreas é importante para conter a erosão e evitar que sedimentos sejam levados até os cursos d’água, explica a Elisabeth. “Dentre outros benefícios, as raízes das plantas aumentam a taxa de infiltração da chuva no solo, auxiliando no abastecimento de lençóis freáticos e aqüíferos”.

Data

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, o Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março tem como objetivo colocar em discussão temas importantes relacionados à água, indispensável para a vida no planeta.

No dia 22 de março de 1992, além de instituir o Dia Mundial da Água, a ONU também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, ordenada em dez artigos. São eles:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 - A água é a seiva do nosso planeta;

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 - A utilização da água implica respeito à lei;

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Publicidade