Mais uma vez Votuporanga é destaque na área da Educação e também em Gestão Municipal. A cidade ficou entre as três melhores do Brasil, entre as que tem de 30 a 100 mil habitantes, na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, que consolidou a excelente gestão do prefeito Jorge Seba à frente da Prefeitura de Votuporanga. O evento de premiação ocorreu na noite desta quarta-feira (30/11), no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). Jorge Seba recebeu as duas premiações junto com a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rose Seba, e o secretário municipal da Educação, Marcelo Batista.
“É um orgulho muito grande que quero dividir com toda a população e também com todos os servidores públicos. Estamos muito felizes e vamos continuar mantendo nossas metas de proporcionar, sempre, qualidade de vida à nossa população”, disse o prefeito.
No Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), considerado o prêmio principal da noite, Seba foi premiado juntamente com os prefeitos de Itabirito, Minas Gerais; e Timbó, em Santa Catarina.
Votuporanga também foi considerada a melhor cidade de toda a região Sudeste em Educação. Junto com o prefeito Jorge Seba, também foram premiados os prefeitos de Igrejinha, no Rio Grande do Sul; e Pomerode, em Santa Catarina.
O Prêmio
A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.
O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.
Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Os municípios são agrupados em três categorias de acordo com o porte da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. A premiação elege as três melhores cidades do país em cada pilar considerando o grupo populacional.