A biblioteca da Unifev em parceria com o curso de Agronomia da Instituição está distribuindo mudas de plantas a quem for até as unidades para ler ou para fazer o empréstimo de qualquer obra. A ação é realizada nos dois câmpus e é válida até enquanto durar o estoque de plantas.
A coordenadora da graduação, Profa. Ma. Mariane Barbará, explicou que os alunos são orientados a realizarem suas pesquisas na biblioteca e, com os livros em mãos, saem para fazer a identificação das plantas, entre outras atividades. “Como nós já estamos sempre com essa prática, resolvemos também trabalhar com esse projeto. Então, os estudantes de agronomia pegavam o livro, aprendiam o que deveriam fazer e depois partiam para a produção das mudas. Conforme as dúvidas iam surgindo, os docentes iam auxiliando e isso promoveu uma interação muito legal entre todos”, refletiu.
“Queremos também com essa ação estimular a curiosidade dos demais estudantes da Unifev e da comunidade em geral com a entrega das mudas de árvores ornamentais e medicinais, já que eles levarão para suas casas e podem até mesmo pesquisar a melhor forma de cuidar dos brotinhos. É uma forma do nosso curso também contribuir para a preservação do meio ambiente, já que elas se tornarão árvores que auxiliarão no controle do calor, por exemplo”, ressaltou Mariane.
Para a supervisora da Biblioteca, Marcia Cavalcante, o projeto mostra o papel social do local e como ele abrange várias formas de conhecimento, como os estudantes da Agronomia que através dos livros tiveram uma capacitação teórica e depois utilizaram os ensinamentos na prática.
“É também uma forma de demonstrar para os demais frequentadores da biblioteca a abrangência que pode ter essa forma de trabalho, como a professora utilizou com os alunos, aproveitou do espaço que temos aqui, trazendo os estudantes para uma aula dinâmica, não tão convencional de ensinar, o que é muito importante para a vida acadêmica, saindo das paredes da sala de aula”, disse.
NovidadesPensando cada vez mais nos estudantes, a Biblioteca contará em breve com novos espaços de convivência, que criarão maior sensação de acolhimento e pertencimento. “A biblioteca ela tem esse viés de ser um ambiente agradável e que conforta seus frequentadores, além de promover conhecimento e cultura. São novos espaços que farão com que as pessoas queiram sempre estar aqui, em busca de paz e tranquilidade para estudar e para socializar com seu grupo de colegas”, contou Marcia.