Estabelecer uma comunicação eficiente é fundamental para a integração das equipes e a melhora no fluxo de trabalho. Embora pareça simples, atualmente esse é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas.
Para desenvolver técnicas para uma comunicação eficaz, supervisores, líderes e colaboradores técnico-administrativos da Unifev participaram de capacitações com a especialista em Gestão de Pessoas e Treinamento e Desenvolvimento de Lideranças e Equipes, Karina Gianlorenço, que possui vasta experiência na área, atuando como Head de RH, Treinadora Comportamental e Corporativa, Partner GPTW e proprietária da Consultoria Evolua DHO.
Os treinamentos aconteceram no Laboratório Didático-Pedagógico, situado no Câmpus Centro, e foram organizados pelo setor de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas.
Em 5 de setembro aconteceu o treinamento de supervisores e líderes, com o tema “Comunicação e seus estilos: como ter uma comunicação assertiva no papel de líder”. Segundo Karina, a falta ou a má comunicação é um dos grandes problemas nas empresas. “Durante a capacitação, foram abordados os diferentes perfis comportamentais, com diferentes estilos de comunicação, e como os líderes podem falar de uma forma mais assertiva com seus liderados”, explicou.
No dia 6 de setembro foi a vez dos colaboradores técnico-administrativos, com o tema “Como utilizar a melhor comunicação nas diferentes situações do dia a dia”. O objetivo foi apresentar para as equipes as ferramentas possíveis para se comunicar de forma eficaz com seus líderes e colegas em diferentes situações do dia a dia. “É ineficiente desenvolver apenas os líderes no estilo de comunicação adequada, se os liderados não compreenderem seus próprios estilos de comunicação e como se relacionarem com seus superiores. Por isso, no mesmo formato, mas com uma abordagem diferente, apresentei formas de como se comunicar em equipe e qual estilo é mais adequado para cada interação, incluindo a comunicação com o líder”, completou a especialista.
De acordo com Karina, as capacitações criaram uma sinergia, estabelecendo uma ponte na comunicação entre líderes e colaboradores. “Desenvolvemos ambos, para que a comunicação flua naturalmente. As duas capacitações formam uma estrutura, com o mesmo conteúdo, mas adaptados a cada público, buscando como resultado uma comunicação mais eficaz e um ambiente de trabalho mais colaborativo”.
Para a gestora de RH, Profa. Ma. Marinês Ralho, a iniciativa foi fundamental para fortalecer a comunicação entre os setores da Unifev. “Falhas na comunicação se constituem nos principais obstáculos para o sucesso das organizações, apesar de ser um aspecto frequentemente subestimado. A Unifev investe constantemente em capacitações para nossos colaboradores, buscando um ambiente de trabalho mais dinâmico e colaborativo”, afirmou.
Na avaliação do reitor, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, a comunicação eficaz é o alicerce de um ambiente de trabalho colaborativo e de sucesso. “Quando a mensagem chega de forma clara e compreensível, a probabilidade de êxito é muito maior. Agora, os líderes sabem como inspirar e motivar suas equipes, enquanto os colaboradores se sentem mais confiantes para expressar suas ideias”, encerrou.