Com apenas 19 anos, a estudante do curso de Medicina da Unifev Iane Longo vem se destacando por seu engajamento acadêmico e na dedicação. Atualmente no terceiro período, a universitária atua como coordenadora-adjunta do Conselho de Ligas Medicina Votuporanga (Colig) do Centro Acadêmico Medicina Votuporanga (Camev) e revela como a experiência tem sido fundamental para sua formação pessoal e profissional.
Inspirada por alunas veteranas que compartilharam suas vivências na MedVotu, Iane encontrou na Unifev a certeza de que a Medicina era seu propósito de vida. Em 2023, ingressou no curso, assumindo a missão de salvar vidas e cuidar das pessoas, um sonho que carrega desde a infância. "Sempre tive o desejo de cuidar das pessoas. Cada conversa e cada aula reforçam minha paixão pela Medicina. Estou em uma jornada desafiadora e intensa, mas que proporciona crescimento, autoconhecimento e amadurecimento constantes”, compartilhou.
Parte dessas experiências são vividas na Colig, onde Iane tem a oportunidade de atuar com as ligas acadêmicas e fortalecer conexões com colegas de curso, permitindo uma visão aprofundada de cada especialidade e contato direto com a prática, aspectos que considera fundamentais na formação médica e na escolha de uma especialização. “Minha dica para quem está começando é: participe das ligas acadêmicas. Elas mostram o dia a dia de cada área, ajudam a desenvolver habilidades clínicas e a entender melhor os caminhos disponíveis na Medicina. É uma experiência enriquecedora para quem deseja tomar decisões mais conscientes sobre o futuro”, explicou.
Iane já planeja ingressar nas ligas de Anatomia e Pediatria, áreas que despertam seu interesse. “A Anatomia me fascina pela precisão e complexidade do corpo humano, e a Pediatria me atrai pela possibilidade de cuidar das crianças e contribuir para o desenvolvimento saudável das novas gerações”, destacou.
Segundo o coordenador do curso de Medicina, professor Dr. Wagner Moneda Teline, o desenvolvimento de Iane e seu entusiasmo representam os valores e a proposta do curso na Unifev. “A Medicina exige dedicação e resiliência, e o papel do curso é oferecer um ambiente acolhedor e de excelência, capaz de formar médicos humanizados, com sólida base técnica e ética. Estudantes como Iane, que abraçam o aprendizado e se engajam em atividades acadêmicas, são exemplos do que almejamos para nossos futuros profissionais”, concluiu.
Processo seletivo ColigO Conselho de Ligas Medicina Votuporanga (Colig) do Centro Acadêmico Medicina Votuporanga (Camev) está com processo seletivo aberto para reativação de ligas acadêmicas. Os alunos de Medicina interessados têm até o dia 14 de novembro para se inscrever. O contato de interesse deve ser realizado pela conta oficial da Colig no Instagram, por meio do @ colig.unifev.