Equipes formadas por alunos de cinco Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) administradas pelo Centro Paula Souza (CPS) se classificaram na final da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). Organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, desde 2011, a iniciativa tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas e incentivar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. A final ocorre em Senhor do Bonfim (Bahia) e Petrolina (Pernambuco), entre amanhã (13) e sexta-feira (15).
Mais de 6 mil estudantes de cursos técnicos de Agropecuária e áreas afins, divididos em equipes de três integrantes, se inscreveram para participar da competição, dividida em duas etapas. A primeira foi uma prova virtual com 30 questões de múltipla escolha. Passaram à segundas fase, com mais duas provas, teórica e prática, 50 equipes com a melhor classificação – 40 de Ensino Médio integrado ao Técnico e 10 de cursos técnicos modulares.
Na primeira categoria, estão as equipes das Etecs Profª Carmelina Barbosa (Dracena); Benedito Storani (Jundiaí); Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo (Presidente Prudente); Prof. Francisco dos Santos (São Simão); Frei Arnaldo Maria de Itaporanga (Votuporanga).
“Na final, os alunos independem do orientador. Fazem a prova teórica individualmente e a prática em grupo. O mérito é todo do esforço e aprendizado deles”, avalia o orientador da equipe da Etec de Jundiaí, professor João Paulo Lopes. A Etec de Jundiaí tem tradição na Obap e já sediou a final de uma edição. “Participamos da fase final pelo menos umas oito vezes, inclusive conquistando medalhas. É um sinal de que o curso de Agropecuária prepara bem nossos alunos”, analisa.
A orientadora da equipe da Etec de Presidente Prudente, professora Luciana Boulhosa Fabris, também comemora. “A classificação para a final coroa o trabalho contínuo da escola, que participa desta competição desde sua primeira edição. Estamos todos muito animados com a conquista dos alunos.”