Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Nadd impulsiona formação continuada na Unifev

Curso ministrado pelo Prof. Me. Camilo Esteluti abordou novas metodologias para o seminário

Publicado em: 02 de setembro de 2025 às 21:01

Nadd impulsiona formação continuada na Unifev

Com o objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas e promover a reflexão crítica entre os educadores, o Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Docente (NADD) da Unifev promoveu, no final de agosto, o curso de extensão "Muito Além da Apresentação: Redescobrindo o Seminário". O encontro, realizado no Laboratório Didático-Pedagógico do câmpus Centro, foi ministrado pelo Prof. Me. Camilo Augusto Giamatei Esteluti.

O curso abordou a necessidade de inovar o formato do seminário, que muitas vezes é utilizado de maneira tradicional e pouco interativa. A proposta foi ressignificá-lo como uma estratégia ativa de aprendizagem, transformando-o em um recurso dinâmico, dialógico e focado no protagonismo dos alunos. Durante a oficina, os docentes participaram de um diagnóstico inicial sobre suas concepções de seminário, exploraram diferentes formatos e criaram novas propostas com foco na intencionalidade pedagógica.

Segundo o coordenador Nadd, Prof. Dr. Anderson Bençal Indalécio, a iniciativa fortaleceu o compromisso da Unifev com a formação continuada. "É importante que nossos professores estejam atualizados e abertos a novas metodologias. O seminário é uma das ferramentas, e precisa ser repensado para atender às demandas do ensino moderno para engajar os estudantes de forma mais efetiva", afirmou.

O professor Esteluti, que conduziu o curso, destacou a importância de ir além da mera exposição de conteúdo. "Muitas vezes, o seminário se resume a um aluno apresentando um trabalho para os colegas. Nosso foco foi mostrar que essa prática pode ser muito mais rica, se tornando um momento de verdadeira troca e construção coletiva de conhecimento. É sobre dar voz e autonomia aos estudantes, tornando-os protagonistas do próprio aprendizado", justificou.

A oficina utilizou uma metodologia ativa, com exposições dialogadas, dinâmicas em grupo e a análise de práticas docentes, reforçando o uso de recursos multimodais para potencializar o processo de ensino-aprendizagem.


Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade