Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Festival internacional de capoeira em Votuporanga

O evento segue com exibição de puxada de rede e maculelê no Complexo Esportivo Mário Covas

Publicado em: 04 de agosto de 2016 às 18:58

Festival internacional de capoeira em Votuporanga
Votuporanga irá atrair atletas de todo o Brasil no 3º Festival Internacional de Capoeira neste final de semana. No sábado (6/8), as atividades têm início pela manhã, às 10h, com roda de apresentação na Praça da Igreja Nossa Aparecida (Matriz).

À tarde, a partir das 14h, o evento segue com exibição de puxada de rede e maculelê no Complexo Esportivo Mário Covas. Haverá também troca de cordas das crianças da escolinha da Secretaria do Esporte e Lazer de Votuporanga.

Três mestres com mais de 30 anos de capoeira serão formados. Mais de 400 pessoas devem participar do evento, de Estados como Bahia, Minas Gerais e países como Equador e Peru. Entre as atrações, o mestre Geni, diretamente de Salvador.

O objetivo do festival é incentivar a prática da capoeira, motivação e preservação da cultura afrobrasileira. “Muitos mestres trabalham a parte desportiva, mas não a cultural. Queremos incentivar este lado social. O intuito é valorizar este esporte, com sua brasilidade”, explicou o organizador e vice-presidente do grupo de capoeira Alvorada, Mestre Lousado.

A realização é da Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio da Unifev e Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, com apoio do grupo de capoeira Alvorada.

Sobre a escolinha

As aulas acontecem no Mário Covas, de segunda e sexta-feira, às 15h30, e terça e quinta-feira, às 8h30. A Secretaria possui uma parceria com a Casa da Criança, para atividades às quartas-feiras o dia todo. “Estamos criando horários alternativos para oferecer ainda mais oportunidades. Abrimos vagas às segundas, quartas e sextas-feiras às 19h30, no Centro Social Urbano (CSU), e de segundas e quintas-feiras, às 19h, no Mário Covas. Os interessados podem nos procurar no horário das aulas”, explicou o mestre Lousado.

Do projeto da Secretaria, vários campeões foram formados. Nos Jogos Abertos de 2015, a modalidade foi medalha de ouro no individual masculino e prata no feminino. Neste ano, a conquista foi de prata no masculino e bronze no feminino individual.

Publicidade