Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Reengenharia da polícia começa com fechamento do 2º DP em Votuporanga

Reengenharia da polícia começa com fechamento do 2º DP em Votuporanga

Publicado em: 31 de outubro de 2012 às 06:48

A anunciada reengenharia da Polícia Civil passa por mais uma importante etapa a partir de amanhã, em Votuporanga. Após a aglomeração da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) e DIG (Delegacia de Investigações Gerais), que passaram a ocupar o mesmo prédio em julho, o mês de novembro vai iniciar com o fechamento do Segundo Distrito Policial, localizado na Zona Norte da cidade, e do Terceiro Distrito Policial, que vai continuar com espaço reservado aos trabalhos policiais, mas deixa de registrar boletins de ocorrência. (Jociano Garofolo - A Cidade)

Desta forma, a partir de amanhã (1º), todos os boletins de ocorrências de Votuporanga passam a ser registrados no Plantão Policial Permanente, localizado na rua Bahia nº2926. O Plantão, que até hoje funciona das 18h às 6h, passa a operar 24h a partir de amanhã. A estrutura física é anexa à Cadeia Pública e ao Primeiro Distrito Policial, que também deixa de registrar ocorrências e passa a abrigar todos os trabalhos de polícia judiciária.

Em entrevista ao jornal A Cidade, o delegado seccional Maurício José Rodrigues afirmou que as mudanças são parte de um plano experimental da Delegacia Geral, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Estado, de centralizar os trabalhos da Polícia Civil. Várias cidades do estado, como mais recentemente Araçatuba, por exemplo, passaram por mudanças semelhantes às que estão sendo aplicadas em Votuporanga.

Rodrigues afirmou que a reestruturação não tem como objetivo prejudicar o atendimento prestado à população, mas otimitizar as atividades da polícia, que passa a trabalhar de forma centralizada e a troca de informações nas investigações. Segundo o delegado, é o primeiro passo para o objetivo central da reengenharia, previsto para o futuro, que é centralizar num único prédio, com espaço físico e equipamentos suficientes, toda a Polícia Civil de Votuporanga.

"É preciso deixar claro para a população que o serviço não será prejudicado. É um projeto do Estado que tem ocorrido em outras regiões e também está sendo aplicado em Votuporanga. Onde foi implantado, não voltou atrás. O objetivo final é a união total da polícia", explicou o delegado seccional.

Desta forma, o prédio onde funciona o Segundo Distrito Policial, na rua Sebastião Lima Braga nº2274, no Pozzobon, será desativado amanhã. O delegado seccional afirma que a estrutura do imóvel está em condições precárias, com infiltrações no período das chuvas, que já chegaram a danificar documentos e equipamentos. Por outro lado, o prédio onde funciona o Terceiro Distrito Policial, localizado na rua Ivaí nº2401, no Jardim Marin, deixa de ser delegacia, mas continua à serviço da Polícia Civil, com uma pequena equipe responsável pelos termos circunstanciados. "O que pretendemos fazer é centralizar novamente os distritos policiais, reagrupar. Assim, vamos ter vários policiais num ponto central do que poucos espalhados nos bairros", disse o delegado.

Já o prédio do Primeiro DP, recebe funcionários que estavam nas outras delegacias. Para melhor atendimento à população, a estrutura física passou por reforma e ganhou rampa de acessibilidade na entrada, instalação de banheiros especiais, além de reestruturação e aumento das salas, como as de entrevista e de atendimento ao público.

Plantão Policial 24h

A partir de amanhã, 1º de novembro, o Plantão Policial passa a funcionar 24h na cidade. Todos os boletins de ocorrência serão registrados no mesmo local e a apresentação de ocorrências pela PM será feita em um único endereço. O Plantão será reforçado com mais escrivães e investigadores. A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), instalada na rua Bahia, um quarteirão após o Plantão Policial, continua funcionando

Publicidade