Procon e ACV alertam para golpe da lista telefônica em Votuporanga
Procon e ACV alertam para golpe da lista telefônica em Votuporanga
Publicado em: 30 de novembro de 2012 às 06:53
É muito comum, nesta época do ano, de as pessoas e empresas serem procuradas por pessoas, através de telefonemas, sob a alegação de estarem promovendo atualização de dados da lista telefônica.
Na maioria dos casos esse procedimento caracteriza golpe, porque posteriormente são emitidos boletos de cobrança sob a alegação da contratação de serviço de publicidade nas listas.
Algumas vezes essas publicações nem ocorrem e o custo é elevado, chegando à casa de até R$ 5 mil.
A diretora do Procon de Votuporanga, Andréa Isabel da Silva Thomé, entrou em contacto com o presidente da Associação Comercial, Luís Augusto de Oliveira, pedindo o apoio da entidade na emissão de alerta aos comerciantes associados para que tomem todo o cuidado em relação a esse comportamento.
Ela lembra que “muitas vítimas assinam questionários enviados por fax ou e-mail, sem o cuidado de certificar-se de que não se trata de um simples cadastro, mas trazendo embutido, isto sim, um contrato de autorização para a inclusão de publicidade na lista telefônica”.
A diretora do Procon chama atenção, ainda, que, “após isso, as cobranças começam a ser enviadas e, em caso de não pagamento, o título vai a protesto com a consequente negativação do comerciante ou da empresa”.
No dizer da advogada Andréa Thomé, quem receber qualquer consulta ou documento, não assinar sem antes proceder a uma leitura pormenorizada do mesmo e, no caso de dúvida, consultar ou a Associação Comercial ou diretamente o Procon.
Caso alguém já tenha executado essa tarefa, sem a precaução necessária, deve procurar o Procon ou a Justiça para buscar o cancelamento do procedimento e eventual devolução caso algum pagamento já tenha sido feito.
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!