Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga já registrou 7 casos de meningite neste ano

Votuporanga já registrou 7 casos de meningite neste ano

Publicado em: 02 de novembro de 2012 às 10:10

Votuporanga registra, desde o início de 2012, mais de 31 casos suspeitos e sete positivos para meningite viral (manifestação menos severa da doença). Até agora, felizmente, não houve óbitos.
O número é superior ao constatado no ano passado, quando foram registradas pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, três pessoas com meningite em Votuporanga.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Nayara Nasso de Souza Dutra, existem algumas medidas preventivas para evitar a contaminação.

Abrir frequentemente as janelas e ventilar bem os ambientes; Evitar aglomerações de pessoas; Tomar as medidas gerais de higienização; Fazer uso de um lenço de proteção ao tossir ou espirrar; Lavar as mãos sempre que espirramos, tossimos ou tocamos em utensílios de uso coletivo (ex: corrimão de escadas, materiais domésticos e escolares, telefones públicos); Fazer uma alimentação equilibrada e hidratação adequada; Não compartilhar alimentos, nem utensílios com outras pessoas — são algumas dicas.
“Se seu filho tiver febre alta, não o mande para a escola. Procure um médico imediatamente para saber o motivo da febre e para que seja feito um diagnóstico seguro e tratamento adequado. É importante avisar a escola de seu filho quanto ao diagnóstico da doença. Dependendo da forma diagnosticada é feito um bloqueio medicamentoso pela Vigilância Epidemiológica municipal nos contatos diretos do paciente. Após o tratamento e alta hospitalar, o paciente não oferece mais risco de contaminação, podendo voltar normalmente a frequentar a escola”.
Segundo Nayara, a vacina contra meningite está disponível na rede pública desde 2010.
“As meningites virais são consideradas menos severas, já a meningite bacteriana, causada pela Neisseria meningitidis, é considerada uma das formas mais graves da doença. Algumas formas de meningites bacterianas e as causadas por vírus são contagiosas. As bactérias são transmitidas pela tosse ou espirro do paciente, através de secreções expelidas do trato respiratório (nariz e boca). Para que essa transmissão ocorra, é necessário um contato direto com a pessoa doente”.

- Quais os sintomas da doença?
• Febre alta
• Dor de cabeça intensa
• Náusea ou vômitos
• Rigidez de nuca (pescoço duro)
• Fotofobia (desconforto com a luz)
• Manchas específicas na pele
• Queda do estado geral, desânimo, fraqueza
• Confusão mental
• Em recém-nascidos ou lactentes são: febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, fontanela abaulada, irritabilidade, choro intenso, gemência, vômitos, manchas na pele.
(Fernanda Ishikawa Ribeiro- Diário de Votuporanga)

Publicidade