Juninho Marão participa da entrega da Carta de Votuporanga ao SUS
Juninho Marão participa da entrega da Carta de Votuporanga ao SUS
Publicado em: 13 de dezembro de 2012 às 17:55
O documento que apresenta as propostas de reajuste dos procedimentos da Tabela SUS e o perdão das dívidas constituídas em razão da defasagem dos repasses, elaborado pelas Santas Casas e Hospitais Filantrópicos que integram o movimento TABELA SUS, REAJUSTE JÁ!, chamado de Carta de Votuporanga, foi entregue ao Assessor Especial do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, ontem (12/12), em Brasília/DF.
Na última assembleia do movimento, realizada em Votuporanga no dia 26 de novembro, mais de 200 participantes – entre representantes de instituições, federações e políticos – debateram sobre a necessidade e as formas de cobrar atitudes do Governo para as dificuldades financeiras enfrentadas pelas entidades filantrópicas de todo o país. A entrega da Carta de Votuporanga, construída na reunião, foi mais um passo do movimento TABELA SUS, REAJUSTE JÁ! Os Deputados Federais João Dado, Darcísio Perondi e Antônio Brito, acompanhados por José Reinaldo Nogueira de Oliveira Júnior (CMB), Edson Rogatti (Fehosp), Paulo Magnus (Federação de Pernambuco) e pelo Prefeito de Votuporanga, Júnior Marão, se reuniram com o Assessor Especial do Ministro da Saúde – Alexandre Padilha – e apresentaram a carta e as reivindicações das entidades. Fausto Pereira dos Santos foi informado sobre a força da campanha TABELA SUS, REAJUSTE JÁ! Ficou conveniado, no ato da entrega, que o Movimento espera uma resposta do Ministro até o dia 31 de janeiro de 2013.
“Como ex-Provedor da Santa Casa, eu compreendo a agonia pela qual passa a saúde pública no país, e nós, políticos, devemos nos unir em benefício da população de nossas cidades, fazendo o que for necessário para apoiar uma causa como esta do movimento Tabela SUS, Reajuste Já!”, ressalta o Prefeito de Votuporanga, Júnior Marão. O Deputado Brito é Presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e autor do Relatório da Subcomissão de Seguridade Social e Família da Câmara, que demonstra a grave situação enfrentada pelas instituições filantrópicas. Perondi e Dado se uniram à causa e participam do movimento.
Também aderiram as Federações Regionais, que representam Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de diversas partes do país e a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil (CMB) que congrega todas as instituições a nível nacional, somando mais de 2,1 mil estabelecimentos de saúde. “Até o fim do prazo estipulado junto ao Assessor Especial do Ministério, a mobilização será mantida. Caso não haja uma resposta a contento do Movimento, vamos reunir os participantes novamente e tomar as medidas que a maioria entender necessárias. Esta é uma campanha pacífica e de união, onde solicitamos um reajuste digno dos recursos destinados às instituições filantrópicas”, diz Edson Rogatti, Presidente da Fehosp.
Outra ação encampada pelos hospitais participantes do movimento, além da entrega da carta, é a mobilização de políticos para apoiar a causa. As lideranças serão convidadas a manifestar adesão pública à campanha.
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!