Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga registra 323 incidentes domésticos com crianças

Votuporanga registra 323 incidentes domésticos com crianças

Publicado em: 12 de dezembro de 2012 às 18:17

Segundo dados da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) morrem, por ano no Brasil, 5,3 mil crianças, vítimas de acidentes. Outras 137 mil vão parar no hospital devido a quedas, arranhões e traumas, sendo que a maioria desses episódios ocorre dentro de casa. Os chamados acidentes domésticos são a principal causa evitável de morte de crianças com menos de 13 anos no país.

Fatalidade

No último sábado, um menino de 6 anos morreu depois de ter a veia femural cortada em um acidente no banheiro, em Araçatuba. A criança foi tomar banho sozinha e teria subido no vaso sanitário, que estava solto do chão. O menino chegou a ser socorrido na Santa Casa de Araçatuba, mas morreu por causa da hemorragia.

Dados

A Santa Casa de Votuporanga, solicitada pela reportagem do jornal A Cidade, apresentou um balanço sobre os atendimentos prestados em 2011 e durante este ano, a crianças de 0 a 3 anos, considerada a primeira infância. Vale destacar que estes números envolvem apenas acidentes domésticos e os de trânsito (não foram inclusos atendimentos voltados à saúde, como dor de garganta, gripe, diarréia, etc).

Em 2011, no total, foram 193 atendimentos. No ranking lideram os traumas de cabeça, com 42 registros. Em seguida, estão a ingestão de corpo estranho no aparelho digestivo (ou seja, objetos que as crianças engolem), sendo 13 casos. Com 12 atendimentos, a Santa Casa ainda cuidou de crianças que sofreram traumatismo superficial do ombro e do braço, e mais 11 em qualquer outra parte do corpo.

Do início de 2012 até agora, quase dobraram os atendimentos às crianças no hospital, em comparação com 2011: 323 registros. Neste ano, foram 41 atendimentos em trauma superficial de cabeça. Em segundo também está a ingestão de objetos, sendo registrados 32 atendimentos. Queda no mesmo nível por escorregão, tropeção ou passos em falsos (traspes), foram 24. Ainda constam na lista 23 atendimentos a traumatismo superficial de punho e da mão.


(Carolina Bianchoni - A Cidade)

Publicidade