Consumo de verduras exige descontaminação contra doenças
Consumo de verduras exige descontaminação contra doenças
Publicado em: 05 de janeiro de 2014 às 15:56
Fazer a correta higienização dos alimentos é fundamental para prevenir doenças. Por isso, a Proteste foi a laboratório e testou os principais produtos que prometem limpar verduras e legumes.
A conclusão é que a água sanitária é o melhor produto para higienizar hortaliças corretamente. Ela foi a única substância que eliminou ou deixou apenas traços aceitáveis de bactérias, bolores, leveduras e coliformes totais. Apenas a água sanitária conseguiu eliminar ou reduzir a quantidade de microrganismos para um nível aceitável.
Por outro lado, a lavagem simples com água, método mais comum, sequer conseguiu diminuir o nível dos micróbios. Nosso teste foi realizado da mesma maneira que você pode fazer para limpar os alimentos.
Misturamos duas colheres de sopa de cada produto em um litro de água (exceto pelos sanitizantes, para os quais seguimos a orientação dos fabricantes). Em seguida, mergulhamos por meia hora um pé de alface, com as folhas destacadas, em cada mistura. É comum encontrarmos diversos micróbios nos alimentos que consumimos diariamente.
Boa parte deles provoca uma série de doenças e por isso é tão importante fazer a correta higienização.
Confira abaixo as características e os males que cada microrganismo pode trazer:
Bactérias aeróbicas mesófilas:
indicam a qualidade sanitária dos alimentos. Um número elevado desses microrganismos indica que o alimento não deve ser consumido. Bolores e leveduras: são responsáveis pela deterioração dos alimentos.
A presença desses microrganismos pode tornar-se um perigo à saúde devido à produção de toxinas por algumas famílias de fungos.
Coliformes totais:
são bactérias capazes crescer a temperatura de 35-37 °C, por 48 horas. Encontradas no intestino do homem e animais, vegetais e solo, podem provocar problemas como diarréias, vômitos e mal-estar.
Coliformes fecais:
são bactérias que apresentam a capacidade de continuar crescendo à temperatura de 44-45,5 °C. Quanto maior a presença deles, pior é a condição higiênica do alimento.
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!