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Telefonia e setor financeiro de novo na "lista negra" do Procon

Telefonia e setor financeiro de novo na "lista negra" do Procon

Publicado em: 15 de março de 2014 às 12:40

As empresas de telefonia são as duas que lideram o ranking das dez mais reclamadas na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Votuporanga. Neste dia do consumidor, a diretora do órgão da cidade, Andréa Isabel da Silva Thomé declara que “não há motivos para comemorar”.

“A telefonia é a nossa maior demanda, grande parte é por causa do descumprimento de promoções contratadas. O reflexo disso é o descontentamento do que foi prometido e não realizado”, conta.

Em seguida, os problemas relacionados a assuntos financeiros são os que também geram muitas reclamações. “Geralmente são cobranças indevidas, pacotes de serviços que os clientes não contrataram, entre outros”.

Os produtos e principalmente os aparelhos celulares também completam a lista dos mais reclamados. O aumento no consumo destes itens é um dos motivos do crescimento nos problemas dos mesmos.

Andréa também fala sobre a troca de produtos com defeitos, que por lei deve ser feito o reparo em até 30 dias, se não tem que haver a devolução do dinheiro ou a substituição do mesmo. “Estamos esperando uma mudança na lei, para que esse prazo diminua, pois 30 dias de espera, principalmente de for um celular é muito aborrecimento para a pessoa”.

A demanda do Procon em Votuporanga tem aumentado ano após ano, de acordo com a diretora, dois fatores fizeram as reclamações crescerem. “Os consumidores estão mais críticos e possuem mais acesso às informações de seus direitos, em paralelo, os produtos e serviços estão com menos qualidade, o que acarreta no aumento dessas reclamações”.

Ela orienta que o primeiro passo a ser feito é tentar entrar em contato com os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC), para que a situação possa ser resolvida direto com o fornecedor.

“Se não houver retorno, o ideal é procurar o Procon para que possamos fazer todos os trâmites necessários. As pessoas não estão aguentando mais, os nossos números infelizmente estão cada vez mais crescentes”.

Confira abaixo a lista com as 10 empresas mais reclamadas só nesses 72 dias de 2014, junto ao Procon de Votuporanga e o percentual das resoluções dos casos. Veja também algumas pessoas e o motivo de suas reclamações no órgão de defesa na tarde de ontem.

TABELA

Ranking Empresa Total de reclamações Resolução dos casos 1º Vivo/Telefônica 104 64% 2º Claro/Net/Embratel 79 72% 3º Cetelem/BGN 78 88% 4º Banco Votorantim 66 90% 5º BMG 43 43% 6º SKY 35 78% 7º Bradesco 31 47% 8º Itaú/ Unibanco 27 36% 9º TIM 22 94% 10º Banco Panamericano 22 62%

(Isabela Jardineti - O Jornal)

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