Delegado da região investiga pornografia infantil no WhatsApp
Delegado da região investiga pornografia infantil no WhatsApp
Publicado em: 11 de maio de 2014 às 08:13
O aplicativo de celular WhatsApp virou a nova ferramenta usada por criminosos para compartilhamento de vídeos e fotos com conteúdo pornográfico infantil.
Atualmente, 70% dos casos que chegam à Polícia Federal relacionados à pornografia infantil envolvem o WhatsApp e o Facebook. Grupos formados para compartilhar esse tipo de material via whatsapp vem aumentando na região, inclusive em Santa Fé do Sul onde existe a ocorrência de vários casos. Adolescentes de 12 a 16 anos de nossa cidade compartilharam fotos em situação de nudez com amigos, posteriormente essas pessoas enviaram a esses grupos que vem divulgando essas imagens na internet. Existindo ainda o caso de dois jovens na mesma situação no município, inclusive um deles está afastado do trabalho por ter tido suas fotos divulgadas no whatsapp. A polícia civil já vem investigando essa prática.
Comete crime aquele que disponibiliza esse tipo de conteúdo na internet, quem filma uma criança ou adolescente no âmbito sexual, pode ser submetido a pena que vai de 4 a 8 anos de reclusão, mesmo sendo imagens de um adulto.
Quem tem esse conteúdo em seu computador ou celular mesmo não divulgando também comete crime. Segundo especialistas, os criminosos migraram os conteúdos, que antes eram publicados em sites, para as redes sociais e para os aplicativos com envios simples e de difícil investigação. Porém o WhatsApp permite que a polícia identifique o responsável pelo conteúdo com mais facilidade identificando o número do telefone.
(correiosantafe)
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!