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Reclamações já podem ser registradas diretamente em site oficial

Reclamações já podem ser registradas diretamente em site oficial

Publicado em: 04 de setembro de 2014 às 16:31

A partir de agora o consumidor ganha um novo instrumento público e oficial acessível para buscar solução dos seus problemas de consumo de qualquer lugar por meio da internet. Uma plataforma online foi disponibilizada para que consumidores possam acompanhar pela internet o comportamento de empresas na resolução de reclamações.

A ferramentawww.consumidor.gov.brfoi lançada pela Secretaria Nacional do Consumidor - Senacon, do Ministério da Justiça, na última semana.

O Consumidor.gov.br é monitorado em conjunto pelos Procons e Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. O novo serviço público permite solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet, através da interlocução direta entre consumidores e empresas.

Em entrevista, a diretora do Procon de Votuporanga, Andrea Thomé, disse que “as reclamações serão acompanhadas de forma coletiva, pois o foco deste monitoramento é aprimorar as políticas de defesa dos consumidores que possam beneficiar toda a sociedade”.

A diretora disse também que inúmeras empresas já se habilitaram na plataformawww.consumidor.gov.brpara responder e solucionar problemas e muitas delas estão deixando de se manifestar em sites privados de reclamações, a exemplo do Reclame Aqui. O consumidor pode conferir a lista completa no link Empresas Participantes (https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/empresasParticipantes).

A empresa tem prazo de 10 dias, contados a partir do registro da reclamação, para acompanhar as queixas recebidas por meio do site e respondê-las. “Caso a reclamação não seja resolvida nesta plataforma, o consumidor poderá recorrer diretamente aos canais tradicionais de atendimento do Procon ou ainda a Defensoria Pública, Ministério Público, Juizado Especial Cível, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor”, explicou a diretora do Procon de Votuporanga.



Ranking



Andréa alerta ainda que entre as empresas mais reclamadas pelos consumidores estão as de telefonia, TV por assinaturas e bancos. O ranking pode ser conferido pelo site da Prefeitura de Votuporanga (www.votuporanga.sp.gov.br) através do link do Procon que fica na página inicial.

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