Tablet e celulares são produtos que mais dão problema no Procon
Tablet e celulares são produtos que mais dão problema no Procon
Publicado em: 08 de setembro de 2014 às 16:43
O Procon de São Paulo fez um levantamento dos produtos mais reclamados por defeito entre os atendimentos realizados no primeiro semestre de 2014.
De acordo com os dados, verificou-se que produtos de informática como microcomputador e tablet, aparelho celular, produtos da linha branca e televisor, respectivamente, estão entre os produtos com mais reclamações registradas por defeito de qualidade.
Já o índice de solução desse tipo de reclamação pelas empresas desse ranking variou entre 35% e 95% e a média foi de 77,68%.
Entre os produtos de informática como computadores e tablets, o grupo Lenovo/CCE foi o que mais recebeu reclamações e apresentou o pior índice de solução, resolvendo apenas 61% dos casos registrados. Da mesma forma, o televisor da Lenovo/CCE também esteve entre os mais reclamados e com menor índice de solução: apenas 60% dos casos. Os celulares da Samsung estão entre os que mais apresentaram defeitos, mas o índice de solução da empresa foi de 95%. O ranking de produtos da linha branca (refrigerador, freezer, fogão, forno micro-ondas, lavadora e secadora de roupas), que apresentou maior concentração de reclamações nos três primeiros lugares, é liderado pela Electrolux. Neste quesito chama atenção o baixo índice de solução da empresa Esmaltec com apenas 35% das reclamações registradas na Fundação. Segundo o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, os fornecedores são responsáveis pelos defeitos de qualidade ou quantidade dos produtos duráveis e não duráveis que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor.
Assim como por defeitos causados pela variedade com as indicações que constam na embalagem do produto ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes defeituosas. O Procon-SP alerta que, caso não tenha o problema sanado no prazo máximo de 30 dias, o consumidor poderá exigir da empresa a substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso sem prejuízo de eventuais perdas e danos, ou o abatimento proporcional do preço.
O ranking completo pode ser acessado através do site do Procon-SP pelo link (https://www.procon.sp.gov.br/pdf/ranking_produtos_1sem_2014.pdf).
O Procon de Votuporanga atende pelo telefone (17) 3422-8930 e fica na Secretaria da Cidade, na Rua São Paulo, 3741, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
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