Acerte o seu com o nosso horário de verão
Acerte o seu com o nosso horário de verão
Publicado em: 18 de outubro de 2014 às 10:12
A partir da 0h começa o horário de verão. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste deverão adiantar os relógios em uma hora a partir desse horário. O principal objetivo é a economia da energia elétrica.
A expectativa da Elektro– concessionária que atende Votuporanga e 228 cidades – é que a redução no consumo seja o suficiente para atender Votuporanga por 35 dias; Rio Claro, com 199 mil habitantes, durante 10 dias e Fernandópolis com cerca de 68 mil moradores, por 51 dias. Para o Horário de Verão, o ministério das Minas e Energia, embasado nos estudos realizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), espera uma economia da ordem de R$ 278 milhões ou seja, uma redução de aproximadamente 4,5% da demanda.
O engenheiro eletricista e coordenador da Unifev – dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica -, Nelson Bueno Assumpção, explica como funciona o horário de verão. “Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21 horas. As cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após às 19 horas, quando o consumo industrial começa a cair”, e emenda. “Cria uma defasagem em relação ao horário legal o que permite um melhor aproveitamento da luz natural, tornando assim o dia mais longo. Assim, podemos relacionar alguns benefícios que esta medida proporciona: as atividades diurnas podem ser iniciadas mais cedo, a utilização da iluminação artificial começa mais tarde, as horas de lazer da população em geral é aumentada, entre outros”, disse. Nelson orientou algumas medidas que o consumidor pode ter para economizar.
“Apesar dos benefícios que o horário de verão traz ao consumidor final, sempre é importante realçar as medidas de economia que devem ser observadas diariamente, tais como: substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactadas ou mesmo de LED, utilizar racionalmente o ferro elétrico, encurtar o tempo do banho, não deixar lâmpadas e equipamentos ligados sem necessidade. Estes cuidados devem ser redobrados pois devido ao aumento da energia elétrica, ocorrido recentemente, estas práticas, com certeza, ajudarão a manter a fatura de energia em patamares mais confortáveis para o consumidor”, explicou.
O especialista em Eficiência Energética da Elektro, Evandro Romanini, apontou as principais medidas que podem ser adotadas. “Nos dias mais quentes, deixar de usar o ar-condicionado é quase impossível, mas existem formas mais econômicas de utilizá- lo, como mantê-lo ligado apenas até refrescar o ambiente. Depois disso, é aconselhável utilizar o ventilador, que gasta 10% da energia que o ar-condicionado consome” , disse
Saúde
A médica generalista da Secretaria de Saúde de Votuporanga, Josiany Souza Lima Ferreira, orientou os votuporanguenses sobre como se adequar ao horário de verão. “Como o ritmo do corpo muda, é importante que as pessoas durmam mais cedo para adaptar-se a nova rotina. Além disso, é necessária que a hidratação seja feita em abundância, ingerindo no mínimo de 2 a 3 litros de líquido ao dia; preferir alimentos naturais como frutas, verduras, legumes e sucos; utilizar roupas leves; fazer exercícios físicos e caminhadas em horários de calor mais brando”, afirmou.
(Andressa Aoki – Diário da Região)
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!