Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Exposição "Pelos Caminhos da Boiadeira" chega em Votuporanga

Exposição "Pelos Caminhos da Boiadeira" chega em Votuporanga

Publicado em: 11 de novembro de 2014 às 22:33

Depois de passar por 7 cidades do interior paulista, entre elas Rubinéia, Sales, Monte Aprazível, Tanabi, Zacarias, Mirassol e Ouroeste, a Exposição Fotográfica "Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira: Patrimônio Cultural de Rubinéia a Tanabi" chega a Votuporanga, e será aberta oficialmente nesta quarta-feira, dia 12 de novembro, às 19h30, no Centro de Convenções "Jornalista Nelson Camargo" com entrada gratuita.



A exposição é realizada com apoio do Sisem - Sistema Estadual de Museus, ACAM Portinari, Secretaria da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga. O trabalho é um dos resultados da pesquisa sobre a centenária Estrada Boiadeira do Taboado iniciada há mais de dez anos pelo turismólogo Evandro Junior Ferreira da Silva.

Segundo Evandro, a exposição contribui para a preservação da história de formação dos municípios da região, ainda desconhecida por muitas pessoas. “A Estrada Boiadeira do Taboado foi por muitos anos o principal acesso das comitivas que levavam boiadas, vindas de Mato Grosso para São Paulo, a caminho dos Frigoríficos, um dos principais na cidade de Barretos.

Durante décadas, a passagem dos boiadeiros e suas comitivas, que levavam não só boiadas, mas também mantimentos, remédios, e muitas vezes constituíam por ali suas famílias, que davam início aos vilarejos, hoje transformadas em cidades. Ainda hoje, caminhando por trechos da estrada, é fácil encontrar vestígios desta rica história, assim como também moradores, testemunhas do auge e importância da Estrada Boiadeira para o desenvolvimento do interior de São Paulo”, explica Evandro. As imagens selecionadas para a exposição são o testemunho silencioso da grandiosidade da velha Estrada Boiadeira do Taboado que, na segunda metade do século XIX e início do século XX, cortou matas virgens, cerrados e varjões em seu primeiro trecho ativado, de São José do Rio Preto até o Porto do Taboado no Rio Paraná.



“Muitos vestígios como túmulos, casarões, vilarejos e pouso de gado, assim como capelas ainda resistem ao tempo. Algumas ruínas de casarões, vendas, cruzes de ferro, capelas e trechos da estrada recobertos pela vegetação escondem resquícios da memória histórica de nossa região”. A Estrada Boiadeira se manteve ativa até meados dos anos 60.

Com a chegada da Ferrovia, aos poucos, a velha Boiadeira foi sendo substituída. Ainda é possível encontrar na região trechos originais da estrada, mas na maioria do trajeto ela se mantém viva apenas no imaginário dos moradores ou através de exposições como esta.

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade