O Procon de Votuporanga divulgou na última quinta-feira (06/11), a lista das reclamações fundamentadas em 2014. A relação contém 500 reclamações que passaram pela fase de audiência e foram ou não atendidas pelos fornecedores.
No total, foram 6.045 atendimentos, com índice de solução de 85,86% dos casos pelo Procon.
A publicação é determinada pelo artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Segundo a diretora do Procon, Andréa Isabel da Silva Thomé, “os fornecedores que integram a lista deixaram de solucionar as demandas na primeira fase do atendimento, entretanto, com a mediação do Procon, foi alto o índice de solução na audiência de conciliação”.
Ao receber a queixa do consumidor, o Procon envia uma Carta de Informação Preliminar, onde a empresa pode agilizar a solução do problema, tendo dez dias para se manifestar a partir da notificação.
Quando o Procon constata desrespeito aos direitos do consumidor e o fornecedor não soluciona preliminarmente o caso, o atendimento é registrado como reclamação.
“Pode-se constatar que o índice de comparecimento das empresas nas audiências tem aumentado, o que demonstra que este é um canal para diminuir as demandas judiciais”, disse Andréa.
Quando não há acordo no Procon, o caso é encaminhado à Justiça. O ranking completo pode ser acessado clicando aqui
http://www.votuporanga.sp.gov.br/atool/_arquivo/pasta/b63c87b0a41016ad29313f0d7393cee8.pdf .
O Procon de Votuporanga atende pelo telefone (17) 3422-8930 e fica na Secretaria da Cidade, na Rua São Paulo, 3741, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.