Bombeiros de Votuporanga concluem curso de mergulho
Bombeiros de Votuporanga concluem curso de mergulho
Publicado em: 14 de dezembro de 2014 às 09:42
Cerca de 18 bombeiros se formaram; em 2013, 34 pessoas morreram vítimas de afogamento e, até novembro deste ano, foram 14.
Foi realizada annteontem (12/12) a formatura do Curso de Mergulho Autônomo- CMAUT do Corpo de Bombeiros.
O curso foi coordenado pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, tenente Alex Brito, capitão Renato Neves e pelo comandante do posto de bombeiros de Fernandópolis, tenente Gustavo Domingos. Teve uma duração de 45 dias, divididos em duas fases: em ambientes abertos e em ambientes controlados, voltado para busca e salvamento de afogados. De acordo com o comandante do 13ºGB, Ricardo Garcia Salem, há uma grande preocupação com os afogamentos, pois são 97 municípios, abrangendo vários mananciais, rios e prainhas.
Em 2012, cerca de 45 pessoas morreram vítimas de afogamento, em 2013, 34 mortes e neste ano até novembro foram 14 óbitos.
Iniciaram o treinamento com seis metros de profundidade, no tanque próprio dos bombeiros, e no final do curso mergulharam até 40 metros de profundidade em um treinamento em Santos-SP. Foram 18 formandos, eles foram submetidos a várias provas de qualificação, entre elas de responsabilidade de alto risco, na correnteza, em rios, em mares. Passaram por avaliações físicas e psicológicas, de habilidades também. “Uma falha pode ser fatal, e nós sabemos da dificuldade e da necessidade”, explica.
Após a entrega de certificados houve a “Solenidade Subaquática”, onde os formandos receberam o Brevê do curso, embaixo da água. Estiveram presentes autoridades de Votuporanga e região e familiares.
(Elenis Ferreira de Faria - Diário de Votuporanga)
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!