Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga promove corrida Viva a Natureza neste domingo

Votuporanga promove corrida Viva a Natureza neste domingo

Publicado em: 18 de fevereiro de 2015 às 18:03

Centenas de atletas já se inscreveram para a 20ª Corrida Pedestre "Viva a Natureza", realizada pela Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que acontecerá neste domingo, dia 22 de fevereiro. "Esta é uma das corridas mais tradicionais do interior, que atrai a atenção de atletas de ponta, o que contribui para o desenvolvimento da modalidade em Votuporanga, incentivando a prática do pedestrianismo, revelando novos atletas para o município", afirma o secretário José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro.

Para ele, "as corridas de rua são marcadas pela resistência, persistência e vontade de vencer dos atletas, o que fez com que elas se tornassem um estímulo a vários jovens que sonham em um dia correr como atletas profissionais", afirma. "O esporte é um referencial prioritário para a qualidade de vida, por isso a Corrida Viva a Natureza não é uma oportunidade apenas para atletas mostrarem seu desempenho, mas também para a população em geral, para quem valoriza a atividade física diária como instrumento de qualidade de vida".

O coordenador técnico da prova, professor José Roberto Medalha, mostra-se impressionado com a qualidade dos competidores no geral. “Nas edições anteriores, entre os primeiros lugares, a diferença foi de pouco mais de dez segundos, o que é fantástico”, disse. Outro aspecto também chama a atenção de Medalha. “Este ano, em pouco tempo de inscrições abertas, mais gente se inscreveu para a corrida do que nas outras vezes. O nome da prova já se expandiu e a cada ano que passa temos uma forte participação, principalmente no Interior de São Paulo", assinala.

Como a prova é aberta para atletas acima de 13 anos e sem limite máximo de idade, a organização acredita que a atividade "ajuda a plantar uma semente na cabeça das pessoas, do quanto é importante se exercitar, levando essa ideia mesmo para aqueles que não participam”, ressalta Medalha, que destaca o envolvimento de pessoas da terceira idade. “O intuito da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer é estimular o exercício em todas as fases da vida. Queremos pessoas cada vez mais ativas na terceira idade e para isso é preciso recorrer à prática da atividade física, que deixa a pessoa de mais idade mais independente, menos doente”, acrescenta.

O que torna a "Viva a Natureza" uma corrida especial é o interesse despertado em grandes nomes do esporte nacional e até internacional. Pelas ruas de Votuporanga já desfilaram nomes de peso do pedestrianismo, entre eles, o imbatível Adalberto Garcia. Lenda entre os fundistas brasileiros, ele foi o maior vencedor da prova, cruzando em primeiro lugar nos anos de 91, 92, 94, 95, 2002 e 2005. Garcia foi recordista brasileiro nos 5000 metros, no período de 1996 a 2006, participou das Olimpíadas de Atlanta (1996), foi sexto lugar na Corrida de São Silvestre (1994) e vencedor de diversas provas Internacionais, além de 15 vezes campeão dos Jogos Regionais e 8 vezes campeão dos Jogos do Interior.

Vencedor da famosa Maratona Ecológica de Curitiba, superando mais de 1400 concorrentes, inclusive quenianos, Rildo Santos é outro nome consagrado na história da prova. Ele venceu em 93, 96, 97 e 2001. No feminino, a prova já contou com a presença de personalidades como Adriana Sousa, por muito tempo integrante da elite do atletismo brasileiro e que, em 2000, foi a melhor brasileira na São Silvestre, chegando em quarto lugar, atrás apenas das quenianas. Adriana detém o título de bicampeã sul-americana de Cross Country, tricampeã da Copa Brasil de Cross Country e três vezes vencedora do Campeonato Paranaense.



Vencedora em 2011, a maratonista Marlene Teixeira dos Santos Fortunato teve um currículo que a colocou entre as melhores atletas do Brasil. Como grande feito individual consta sua participação nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, onde disputou a maratona, além de inúmeras participações internacionais coroadas com os 2º lugares na Maratona de Miami e Barcelona. Marlene ainda desfilou seu talento e levou o nome do Brasil por maratonas e meia maratonas no Japão, Itália, Panamá, Suriname e Guiana. Ela esteve recentemente na grande mídia, após participar do quadro "Lar Doce Lar", do Caldeirão do Luciano Huck.

A Prova

A largada da 20ª Corrida Viva a Natureza será às 8h, na avenida Emílio Arroyo Hernandes, próximo à loja 3 dos Supermercados Santa Cruz, na zona norte, cumprindo um percurso de 5 km por diversas ruas e bairros da cidade. A taxa de inscrição é de apenas R$ 30,00, com direito ao kit do atleta, que compreende camiseta comemorativa personalizada, número de peito, medalha de participação, frutas, isotônicos (ou energético) e água. Os interessados podem se inscrever pela internet no endereço www.equilibrioesportes.esp.br, com vagas limitadas.



A prova terá um número máximo de 300 participantes, com idade mínima a partir de 13 anos. Este ano, abrangerá ainda as categorias Especial e Deficientes Visuais. A Corrida Viva a Natureza tem o apoio dos Supermercados Santa Cruz, da Protege Vacinas e Cuidados e do Dr. Luciano de Melo, além da parceria com a AVOA - Associação Votuporanguense de Atletismo.

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade