Golpista da internet invade Face de morador da região
Golpista da internet invade Face de morador da região
Publicado em: 17 de março de 2015 às 07:05
O comerciante rio-pretense Jaime André Sanchez Rodrigues, 43 anos, foi vítima de estelionato no Facebook. Um hacker de Salvador, Bahia, conseguiu sua senha na rede social, entrou na página e passou a contatar os amigos de Jaime pedindo dinheiro emprestado na última sexta-feira.
"É que minha senha do banco bloqueou e eu só vou poder ir ao banco segunda-feira, eu precisava fazer uma transferencia urgente hoje será que você poderia fazer pra mim e segunda te devolvo o valor é baixo 400.00", escrevia o estelionatário no Facebook da vítima. Ele chegava a dar o número de uma conta corrente na Caixa Econômica Federal (CEF). Segundo Jaime, pelo menos dez amigos foram acionados pelo estelionatário, todos em diálogos privativos na rede. Até que um deles desconfiou do pedido e telefonou para o comerciante.
"Eu nem havia entrado no Facebook naquele dia, estava trabalhando. Ele me ligou e disse se eu estava mesmo precisando de dinheiro. Eu assustei." Imediatamente, Jaime trocou a senha da rede social e postou uma mensagem em que alerta para o golpe de que foi vítima.
"Fui invadido por alguém, estão pedindo dinheiro, é golpe, não faça depósito a ninguem por favor", escreveu. Nenhum dos contatados chegou a depositar o dinheiro pedido. "Um primo de Novo Horizonte quase caiu", disse o comerciante. Ele registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil, que deve investigar o caso. Ao trocar a senha, recebeu e-mail do Facebook informando que sua página estava sendo acessada de um computador de Salvador. Jaime não soube dizer como sua senha foi parar em mãos erradas. Para o especialista em cibersegurança da Unesp em Rio Preto, Adriano Mauro Cansian, é provável que o comerciante tenha acionado um e-mail com programa espião, que rouba tudo o que a vítima digita no computador, incluindo suas senhas, ou ainda acessado uma página clonada do Facebook.
Para não cair nesses golpes, Cansian orienta o usuário a ficar atento sobre tudo o que acessa na internet, principalmente se tiver em uma rede pública. "O e-mail deve ser sempre muito bem protegido, porque é por ele que chegam senhas bancárias ou de sites como o Facebook", afirma o especialista.
(Allan de Abreu – Diário da Região)
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!