Bióloga da região vai fazer pós-doutorado em Harvard
Bióloga da região vai fazer pós-doutorado em Harvard
Publicado em: 09 de abril de 2015 às 13:15
A moradora de Ilha Ilha Solteira, Camila Miranda Lopes Ramos, graduada em Biologia pela UNICAMP, fará pós-doutorado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para pesquisar a genética do câncer.
Camila, que é filha do ex-diretor da UNESP de Ilha Solteira, Vicente Lopes Júnior, e de Maria Helena, estudará nos Estados Unidos uma metodologia que permite o sequenciamento do genoma humano, para o diagnóstico precoce do câncer. “E a partir desse sequenciamento, pretendemos ser capazes de identificar padrões genéticos que consigam diferenciar um tecido normal ou não. Com isso, conseguiremos diagnosticar mais precocemente o câncer, tendo mais chance de cura”, explicou Camila. A bióloga, que deverá ficar um ano nos Estados Unidos, já trabalhava nessa área no Sírio Libanês, em São Paulo. “Trabalho com o câncer de colo retal, com o intuito de identificar padrões genéticos que consigam mostrar precocemente, se o paciente vai responder a determinado tratamento de quimio e radioterapia”, disse Camila. Após o período em Harvard, Camila voltará ao Brasil para aplicar a metodologia no país. “Vamos trazer essa metologia para a nossa realidade e aplicar em nossos pacientes, para identificar padrões genéticos que consigam diferenciar os pacientes que vão responder melhor ao tratamento de quimio e radioterapia, identificar padrões genéticos que vão conseguir falar pra gente de antemão, aqueles que vão desenvolver um câncer ou não”, finalizou Camila. (Douglas Cossi Fagundes - ilhadenoticias)
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!