Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Campanha no trânsito estimula preferência aos pedestres

Campanha no trânsito estimula preferência aos pedestres

Publicado em: 15 de maio de 2015 às 06:54

A Prefeitura de Votuporanga aderiu, neste ano, ao Movimento Maio Amarelo e durante todo o mês está desenvolvendo ações de educação no transito. Uma delas, realizada no centro da cidade, busca conscientizar sobre o uso de faixa de pedestres, garantindo mais segurança na travessia das ruas e avenidas.

Agentes da Área Azul estão chamando a atenção dos motoristas com um dispositivo similar a uma mão com a frase: Pare, dê preferência ao pedestre. O secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Antônio Alberto Casali, ressaltou a importância da iniciativa. “Queremos que motoristas e pedestres se respeitem e façam um trânsito mais seguro para todos”, disse. A iniciativa é executada em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro Social e Comseg (Conselho Municipal de Segurança). Agentes de trânsito e profissionais da Área Azul utilizam durante todo o mês o laço amarelo em seus uniformes e blitz de conscientização serão realizadas no comércio, indústrias e outros pontos da cidade. Ações serão desenvolvidas no centro da cidade e em pontos específicos como na rua Alagoas, próximo à Concha Acústica. “Temos uma lombofaixa no local e, dificilmente, os motoristas param para os pedestres. Da mesma forma, que alguns cidadãos preferem não usar a faixa”, disse. Casali ressaltou que a Prefeitura promove desde o ano passado a campanha Trânsito Legal voltada para a conscientização dos condutores.

“O Maio Amarelo veio intensificar este trabalho, mas direcionado para pedestres”, enfatizou. Sobre o Maio Amarelo Inspirado em movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas Câncer de Mama e Câncer de Próstata, o Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito. Isso considerando que os acidentes de trânsito assumem, no momento atual, o perfil de uma epidemia para a qual deve haver medidas preventivas e combativas.

Por este motivo, o símbolo do Movimento é um laço na cor amarela, ressaltando que a segurança no trânsito, a exemplo da Aids e outras doenças, também é uma questão de saúde.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo e a primeira causa de mortes entre jovens de 15 a 24 anos. Além do prejuízo humano, os acidentes representam um prejuízo financeiro, tendo em vista que respondem por gastos da ordem de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade