Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Técnicos do IPT mapeiam risco com Defesa Civil de Votuporanga

Técnicos do IPT mapeiam risco com Defesa Civil de Votuporanga

Publicado em: 05 de maio de 2015 às 18:55

A Defesa Civil de Votuporanga e os profissionais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) visitaram diversos pontos da cidade nesta segunda-feira (04/05) para mapeamento de áreas de alto e muito alto risco a deslizamentos e inundações.

A equipe esteve em trechos como a canalização do córrego Boa Vista, que solucionou o problema de enchente no bairro Estação/Matarazzo, e represa de captação de água da Saev Ambiental.

Nos locais, os pesquisadores tiraram fotografias e fizeram levantamento. “A Prefeitura tem feito a parte dela em busca de prevenir inundações”, disse o geólogo e profissional do IPT, Marcelo Gramani.

Ele explicou que o mapeamento deverá ser entregue em julho, com algumas sugestões para o Poder Executivo.

Um contrato assinado no ano passado entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do estado de São Paulo prevê o mapeamento das áreas de alto e muito alto risco a deslizamentos e inundações em 42 municípios abrangidos no Plano Preventivo de Defesa Civil do estado.

“O relatório que elaboramos mostra quais são os locais prioritários e que precisam de investimentos”, afirmou. O coordenador da Defesa Civil de Votuporanga, Josuel Domingues, o Zezo, explicou que a Prefeitura investiu significativamente nas canalizações dos córregos Boa Vista, no bairro Estação/Matarazzo, e uma das nascentes do Marinheiro, no Santa Amélia. Parque Santa Amélia Inaugurado em abril de 2011, o “Parque Municipal Santa Amélia e Reserva Ecológica Chico Mendes” solucionou um problema de erosão em que havia se transformado o terreno, que trazia uma série de riscos para a população, como a proliferação de insetos e habitações irregulares.

No local foi feita a canalização de uma nascente do córrego Marinheiro e construído um complexo de lazer que inclui campo de futebol, mini-campos, parques infantis, quiosques, pista para prática de caminhada e academia ao ar livre.

Canalização do Boa Vista A canalização e urbanização do córrego Boa Vista, no bairro Estação/Matarazzo, foi dividida em duas etapas.

A primeira, que compreende o Sistema de Lazer “Amadeo Ferrari”, foi inaugurada em 2012 e resolveu um antigo problema de enchentes provocadas por chuvas, principalmente na rua Minas Gerais, criando uma área com pista de caminhada, paisagismo, calçamento, postes de iluminação, bancos, lixeiras e academia ao ar livre. A segunda, que contempla os trechos das avenidas Prestes Maia até a Francisco Matarazzo, numa área de 28 mil m², já teve investimento na canalização, iluminação e pavimentação asfáltica; e agora conta com convênio junto ao Governo do Estado para concluir a urbanização e oferecer uma grande área de lazer para a população dos bairros Palmeiras I, Dharma e Matarazzo.

Esta etapa da obra contemplará campo de futebol, canchas de bocha e malha, pista de caminhada, playground, academia ao ar livre, calçamento, lixeiras, bancos, paisagismo e plantio de árvores.

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade