Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga atende a mais de 300 mil consultas médicas anualmente

Votuporanga atende a mais de 300 mil consultas médicas anualmente

Publicado em: 19 de maio de 2015 às 18:30

O número de consultas médicas oferecidas pela rede pública de Votuporanga teve um aumento de 35% nos últimos seis anos. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. Em 2009, foram 228,8 mil atendimentos; enquanto em 2014, 307,7 mil consultas/ano.

Os números incluem as consultas ofertadas pelos Consultórios Municipais (ambulatoriais) e também de urgência e emergência, na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e no Mini-Hospital “Fortunata Germana Pozzobon”.

Segundo a secretária de Saúde, Dra. Fabiana Arenas Stringari de Parma, a melhora desse serviço é fruto dos investimentos feitos pela Prefeitura, que contratou médicos e mais profissionais da área de saúde e investiu na ampliação e modernização das unidades. “Desde o início do mandato do prefeito Junior Marão, temos investido na contratação de mais profissionais e por esse isso conseguimos aumentar a oferta de consultas. A melhoria da qualidade do atendimento primário aos pacientes é uma grande preocupação do prefeito, que tem priorizado o investimento na saúde”, afirmou. Dentre as consultas médicas ambulatoriais estão, ginecologia, pediatria, clínica geral, psiquiatria, urologia, ortopedia, entre outras.

O número de médicos que trabalham para a rede municipal de saúde mais que quadriplicou em seis anos. Em 2009, a Secretaria de Saúde contava em seu quadro com 22 profissionais, hoje esse número saltou para 98 médicos, o que corresponde a um aumento de 405%.

Além de ter mais consultas e médicos, a população também ganhou na resolutividade. Atualmente, a atenção básica resolve 89% dos problemas de saúde da população, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Isso proporciona a redução de filas nos prontos-socorros, hospitais e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), do consumo abusivo de medicamentos, do uso indiscriminado de equipamentos de alta tecnologia e também gastos excessivos do poder público.

De acordo com Fabiana, a utilização de modo eficiente da atenção básica possibilita melhor organização e funcionamento dos serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). “Hoje, a maioria dos problemas de saúde da população são resolvidos no próprio Consultório Municipal. E, quando há necessidade, é encaminhado ao aos serviços de média e alta complexidade”, explicou. Atenção Básica A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo. Este serviço é de responsabilidade do município e realizado nas unidades de saúde.

As unidades são a porta preferencial de entrada do cidadão no SUS, garantindo assim o seu acesso e os princípios de universalidade, integralidade e equidade da atenção. A Estratégia de Saúde da Família é a principal estratégia de organização da atenção básica. Funciona para triagem e encaminhamento de pacientes. Os pro?ssionais devem ser capazes de resolver problemas de saúde mais comuns e de dominar novos saberes que promovam a saúde e previnam doenças.

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade