Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

VOTUPORANGA SOBE 15 POSIÇÕES EM SELO AMBIENTAL DO ESTADO

Da 45ª posição ocupada no ano passado, subiu para 30ª, entre as 69 cidades certificadas

Publicado em: 20 de dezembro de 2018 às 19:03

VOTUPORANGA SOBE 15 POSIÇÕES EM SELO AMBIENTAL DO ESTADO
Pela nona vez consecutiva, Votuporanga conquistou a certificação no Ranking Ambiental Paulista 2018 do Programa Município Verde Azul (PMVA). Da 45ª posição ocupada no ano passado, Votuporanga subiu para 30ª, entre as 69 cidades certificadas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20/12), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do governador Marcio França, do secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Trani, e do Coordenador do PMVA, José Walter Figueiredo Silva.

A conquista foi comemorada visto que Votuporanga conseguiu subir 15 posições no ranking deste ano e figura no seleto grupo de cidades premiadas por desenvolverem boas práticas ambientais gerenciadas pela Administração Municipal.

A notícia foi recebida com alegria pela Saev Ambiental que cuidou da produção de todo o projeto. "Investimos em planejamento e em novas ações ambientais que nos proporcionaram a melhora da classificação deste ano", explicou o superintendente da Autarquia, Waldecy Bortoloti.

O superintendente adjunto, eng. Marcelo Marin Zeitune, também destaca o fato de Votuporanga contar com equipe capacitada e empenhada em fazer uma Gestão Ambiental responsável e eficiente. “Um fator importante é que a interlocutora, responsável pelo Programa em Votuporanga, foi uma servidora concursada que poderá garantir a continuidade das ações”.

Representando a Autarquia acompanharam o anúncio o chefe do Departamento de Meio Ambiente, Otaniel Richard de Oliveira da Silva; chefe do Setor de Diagnósticos e Projetos Ambientais e interlocutora do PMVA, a bióloga Elizabeth Rodrigues Dias do Prado, e a chefe da Divisão de Licenciamento Ambiental, engenheira agrônoma Vanda Aparecida Bazzo. Representando o Poder Legislativo, o vereador Prof. Antônio Alberto Casali.

Entre os fatores que contribuíram para a conquista do prêmio, estão os Ecotudos instalados em três pontos da cidade, 100% de abastecimento de água e esgoto tratado e o gerenciamento dos resíduos sólidos com a Coleta Seletiva. Além disso, Votuporanga desenvolve diversas atividades de educação ambiental, projetos sustentáveis na área de preservação de nascentes e na arborização urbana.



Ecotudo

O espaço gratuito criado em parceria com a Prefeitura, em 2010, para o recebimento de entulhos e resíduos domiciliares. De janeiro até agora, os três Ecotudos recebem 7 mil toneladas de lixo e outros materiais inservíveis por ano, entre os materiais estão resíduos como recicláveis, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, colchões, restos de madeiras (tábuas, portas), eletrodomésticos, além de entulhos e restos de jardinagem e galhos de podas das árvores.

A parceria da Administração Municipal com a Superintendência disponibiliza três pontos para atender das 8h às 20h, de segunda à segunda, a toda a população: o Ecotudo Sul, localizado na Avenida Conde Francisco Matarazzo, no Palmeiras I; Ecotudo Norte, que fica na Av. Sete, nº 2440, no Distrito Industrial I e o Ecotudo Oeste, no alto da vicinal Nelson Bolotário.



Coleta seletiva de recicláveis

Em 2018, a coleta seletiva, realizada pela Coopervinte, recolheu 105 toneladas por mês. O caminhão da coleta seletiva percorre a cidade uma vez por semana e é dividida em setores: de segunda a sexta. Em Simonsen, a coleta acontece semanalmente, às terças, e na Vila Carvalho, quinzenalmente, às quartas.



Arborização Urbana e Reflorestamento

Entre 2017 e 2018, Votuporanga ganhou 27,6 mil novas árvores na região urbana. Destaque para o Disque Árvore, serviço gratuito de plantio de mudas em calçadas para a população, que desde 2017, quando foi criado, plantou 1.345 novas mudas. Além disso, a autarquia também realiza projetos de reflorestamento e recuperação de Áreas de Proteção Permanentes (APPs). Todos os números de arborização podem ser vistos no Placar da Árvore, no site www.saev.com.br.



Educação Ambiental

Votuporanga conta com o Projeto Maritaca, parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que aborda questões ambientais na educação infantil e fundamental em toda rede municipal de ensino. Criado em 2003, o projeto já contribuiu no plantio de mais de 37 mil árvores na cidade.

Desde 2013, temos o Programa Municipal de Educação Ambiental – PMEA, que se consolidou como uma ferramenta de planejamento das ações de educação ambiental a serem desenvolvidas no município em todos os níveis e modalidades do processo educativo.



Programa Município Verde Azul

O Selo Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).

Publicidade