Em meio ao período de crise no abastecimento de água, com a represa municipal praticamente encolhendo o nível de armazenagem a cada dia, um leitor do VotuporangaTudo flagrou a captação clandestina em um dos afluentes da represa, o conhecido Córrego Marinheirinho.
O leitor disse que já viu a captação várias vezes nos últimos meses. Ontem (13) ele filmou o caminhão pipa sugando a água do córrego, em um ponto próximo a ponte do bairro Marinheirinho, na estrada rural.
A reportagem consultou o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) para saber se há outorga para a captação naquele ponto. O órgão informou por meio da assessoria de imprensa que a captação é clandestina e uma equipe de fiscalização da unidade regional irá acompanhar o caso.
A utilização de água de mananciais depende de outorga dos órgãos. No caso de SP a responsabilidade é do DAEE. Os fiscais pedem que qualquer atividade suspeita seja denunciada, no caso de Votuporanga seria necessário a placa do veículo ou identificação do motorista para a aplicação das medidas punitivas, como notificação ou multa.
Para outras informações e denúncias você pode utilizar os seguintes canais:
duvidas.outorga@daee.sp.gov.bre
ouvidoriadaee@sp.gov.br