Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Choveu só a metade do ano passado em Votuporanga

SAEV faz alerta para redução da chuva e aumento do consumo. Confira dicas

Publicado em: 23 de julho de 2021 às 18:52

Choveu só a metade do ano passado em Votuporanga
Em razão do rigoroso período de estiagem e do aumento do consumo de água em decorrência da pandemia de COVID-19, a Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga) reforça ao moradores o pedido para o uso consciente de água.

De acordo com a medição realizada pelaSaev, que coleta os dados por meio do pluviômetro instalado junto à Represa Municipal “Prefeito Luiz De Haro”, este ano, entre janeiro e junho choveu 435 milímetros, 368 mm a menos que no mesmo período de 2020, uma queda de 45,8%.

Além do baixo índice pluviométrico houve um aumento de 4,8% no consumo de água entre os meses de janeiro e junho, em relação a 2020. Este acréscimo no consumo também tem como causa o isolamento social devido a pandemia, onde as pessoas estão permanecendo mais tempo em suas residências.

Antônio Alberto Casali, superintendente da Autarquia, destaca que todas as ações para garantir o fornecimento de água para a população são realizadas, dentre elas, a eficiente interligação dos sistemas de poços profundos da Saev Ambiental. “Estamos fazendo o possível para que não tenhamos racionamento. É fato que essa conjugação entre os poços Norte, Sul, Sudeste e Centro foi preponderante para que os moradores de Votuporanga não sofressem com a falta de água até o momento.Em contrapartida, não podemos sobrecarregar o sistema, portanto, a colaboração de todos é imprescindível para evitar que o recurso falte”.

Algumas mudanças na rotina ajudam a evitar o desperdício desse bem tão necessário, principalmente no período de estiagem. Para o uso consciente de água a Saev recomenda:

- Tomar banhos mais curtos e, sempre que possível, fechar o chuveiro;


- Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou mãos, manter a torneira fechada;


- A descarga deve sempre ter sua válvula regulada;


- Reutilizar a água que sai da máquina de lavar para fins não potáveis;


- Não utilizar mangueira para lavar carros ou regar plantas;


- Utilizar vassoura para limpar calçadas.





Publicidade