Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Nascente é recuperada em mata de Votuporanga

Projeto da SAEV resgatou vida em ecossistema quase condenado no Boa Vista

Publicado em: 20 de agosto de 2021 às 14:49

Nascente é recuperada em mata de Votuporanga
ASaev Ambiental está atuando na recuperação e preservação da nascente modelo do Córrego Boa Vista, localizada na Área de Preservação Permanente (APP) do bairro Monte Verde, desde julho. O Córrego vinha sofrendo com os impactos causados pela degradação ambiental natural, em decorrência da falta de chuvas deste período de estiagem, o que levou à desertificação do solo.A ação consistiu em redesenhar o percurso da nascente que havia sido totalmente absorvida pelo solo.

“Diante do agravamento da crise hídrica, assegurar água para o consumo humano em condições adequadas torna-se um desafio cada vez maior. Além de contribuir com a sustentabilidade ambiental, a recuperação de nascentes é uma alternativa importante diante de um cenário tão crítico que o país vem enfrentando”, pontuou o superintendente da Saev Ambiental, Antônio Alberto Casali.

A bióloga e chefe de Setor de Diagnósticos e Projetos Ambientais da Saev, Elizabeth Rodrigues Dias do Prado explica que as nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. “Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, córrego), seja grande ou pequeno. Os mananciais ou nascentes se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra (mina) na superfície do solo, abastecendo açudes e represas”.

Visitação

Desde a implantação da nascente modelo do Córrego Boa Vista, em 2012, o local serve como espaço para diversas atividades de educação ambiental. Antes da pandemia, em visita à nascente, os alunos das escolas municipais recebiam orientações sobre a necessidade de preservação dos mananciais e da mata ciliar, a importância da identificação das espécies arbóreas nativas e da destinação correta de resíduos orgânicos e descartáveis ao redor daquele espaço. “Por meio dessas visitações a Saev objetiva conscientizar as crianças da relevância sobre os cuidados com o meio ambiente para a preservação da biota, da fauna e garantir vida e bem estar das gerações futuras”, destacou a bióloga.

Publicidade