Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Produtores entregam 450 litros de leite para a Santa Casa

Associação de Parisi destinou mais de 20 mil litros do alimento em quatro anos

Publicado em: 27 de setembro de 2021 às 10:48

Produtores entregam 450 litros de leite para a Santa Casa
O sol mal nasceu, mas a solidariedade já começou no sítio São Francisco.Ao ordenhar o leite da vaca, uma vez por semana, o produtor rural Claudemir Aparecido Francisco, conhecido como Fí, e sua esposa, Cláudia Cristina Delamora Francisco, destinam 100 litros para a Santa Casa de Votuporanga, referência para 53 cidades da região Noroeste paulista.

Essa nobre tarefa já faz parte da rotina de Claudemir e da Cláudia. Eles integram a Associação dos Produtores Rurais de Parisi (Aprorupa), composta por 65 membros das cidades de Parisi, Votuporanga, Álvares Florence, Cardoso, Valentim Gentil e Meridiano.

A Associação colabora semanalmente com a Instituição, doando 100 litros de leite. Por mês, essa quantidade chega a 450 litros, beneficiando milhares de pacientes. “A equipe do Hospital busca o leite na minha propriedade. Essa colaboração é rateada entre os demais. Descontamos cerca de cinco litros de cada um”, explicou Fí.

A alegria de participar do projeto vem da certeza de que sabe a importância de plantar o bem. “A gente nunca sabe do dia de amanhã e eu acho muito gratificante contribuir. A Santa Casa é a nossa referência e já atendeu muitas pessoas”, complementou.

Toda esta força-tarefa, solidariedade é transformada em salvar vidas. Na cozinha da Instituição, a equipe utiliza a doação para a produção de 1.700 refeições diárias a pacientes e acompanhantes. Um auxílio que, em quatro anos, contabilizou mais de 20 mil litros de leite para a Santa Casa, atendendo aproximadamente 200 dias de consumo.

O nutricionista João Carlos Bragato ressaltou a importância da iniciativa. “Disponibilizamos café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Essa colaboração nos ajuda nesta demanda”, afirmou.

O presidente da Aprorupa, Leandro Barão, falou sobre o projeto. “Temos o associativismo como lema, que é basicamente um ajudando o outro. Partiu a ideia de todos colaborarem e nada melhor que contribuir com uma entidade que é referência em saúde em toda nossa região”, frisou.

Os membros da Associação entraram em contato com a Santa Casa para se inteirarem sobre as colaborações. “Fomos informados de que a doação poderia ser de leite in natura. Na época, estávamos em 20 sócios e todos aceitaram auxiliar o Hospital. Atualmente, somos 65 e sempre que algum novo integrante entra no grupo é comunicado sobre o projeto”, complementou.

A Associação presta contas de suas ações anualmente, inclusive de suas contribuições com a Instituição. “É muito gratificante saber que estamos beneficiando centenas de pacientes que estão internados. Queremos manter nossa iniciativa, como forma de incentivar outros produtores”, destacou Leandro.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, agradeceu a Aprorupa. “É um projeto que teve início há quatro anos e se mantém com muita solidariedade e generosidade. Agradecemos todos os envolvidos. Essa iniciativa já faz parte da nossa rotina e contamos com vocês para auxiliar na manutenção de nossos pacientes. Vocês salvam vidas!”, finalizou.

Publicidade