A Secretaria de Obras da Prefeitura de Votuporanga segue intensificando os trabalhos de recuperação nas estradas rurais e estradas vicinais para melhoria do tráfego de veículos e também do escoamento de produtos agrícolas. Desde o início do ano, cerca de 500 quilômetros de estradas rurais já receberam os serviços.
Entre as estradas contempladas com as melhorias destacam-se a Estrada Municipal Antonio Servantes (VTG 463), conhecida como Estrada da Colônia Torta, nas proximidades da Estrada do 27; e também a Estrada Rural Emídio Pereira de Araújo (VTG 153), no trecho que segue até o cruzamento com a Estrada Municipal Ângelo Commar, que liga Votuporanga a Parisi.
O trabalho de conservação é feito com maquinário e mão de obra da Secretaria de Obras e ocorre durante todo o ano, com intensificação do período pré-chuvas. Entre as ações realizadas estão os cortes de barrancos, limpeza de caixas de contenção de água, terraplanagem e aplicação de rejeito. “Estamos estudando novos tipos de rejeitos para aplicarmos nas estradas que tem tempo de duração maior e redução de 50% do custo para a Prefeitura. A intenção é ampliar o número de estradas beneficiadas em menor tempo e com trabalho mais duradouro”, explicou o secretário de Obras, Salvador Castrequini Neto.
O Secretário também reforça que a população pode e deve colaborar com a melhoria deste serviço, comunicando a Secretaria de Obras quando observar trechos de estradas rurais que precisam de melhorias. A sugestão pode ser registrada junto à Ouvidoria Geral do Município, que atende pelo whatsapp, através do 3405-9700, opção 2 e também pelo site da Prefeiturawww.votuporanga.sp.gov.bratravés do ícone da Ouvidoria, em Serviços ao Cidadão.
Tapa-buraco em vicinais
Outro trabalho que vem sendo realizado com maior frequência é a manutenção da malha asfáltica das estradas vicinais, entre elas, a Estrada Municipal Adriano Pedro Assi (Estrada do 27), no acesso a Sebastianópolis do Sul; a Estrada Municipal Ângelo Comar, no acesso a Parisi; e a Estrada Municipal Fábio Cavalari, que dá acesso ao aeroporto.
Além do tapa-buraco com aplicação de mais de 60 toneladas de massa asfáltica, as equipes também atuam na melhoria do sistema de drenagem às margens dessas estradas, com obras que ampliam a capacidade de captação de águas de chuva. “As equipes estão atentas às necessidades e atuam de maneira preventiva”, finalizou o Secretário.