Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

SAEV faz limpeza em sistema de tratamento de água

Procedimento realizado nos decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA)

Publicado em: 29 de março de 2022 às 18:47

SAEV faz limpeza em sistema de tratamento de água
A Saev Ambiental fez hoje (29) a limpeza dos dois tanques decantadores da ETA Central (Estação de Tratamento de Água). O processo é feito quinzenalmente para retirar o barro e o lodo que se acumulam no fundo e nas paredes dos tanques, uma vez que a água que chega até a ETA provém da Represa Municipal “Prefeito Luiz De Haro”.

De acordo com Edna Morillo, chefe da Divisão de Produção e Qualidade da Água, a limpeza é feita periodicamente para que não haja sobrecarga nos filtros, e assim a qualidade de água seja mantida. “O barro e impurezas vêm suspensos na água, e por isso é adicionado o policloreto de alumínio partículas se unam, ganhando peso, decantem, ficando ali depositadas. Conforme o volume de água tratado na ETA, esses detritos tendem a acumular cada vez mais”.

“O objetivo principal dessa limpeza é preservar a qualidade da água enviada aos filtros da ETA, refletindo na eficiência da distribuição e mantendo as propriedades essenciais da água que chega aos nossos consumidores”, destaca o superintendente da Saev Ambiental, Antônio Alberto Casali.

Decantação no tratamento de águaA decantação da água é um dos processos de purificação que compõem os sistemas de tratamento de água. Essa é uma das etapas essenciais à higienização da água que é distribuída a milhares de habitantes.

Assim que a água chega à ETA, a água passa por um processo específico de tratamento, que envolve a pré-desinfecção, eliminando micro-organismos; coagulação e floculação; decantação e filtragem. Após a filtragem, a água passa por um processo final onde é feita a fluoretação, e cloração final. Somente depois de todo esse processo, por gravidade, a água é distribuída à população.

Publicidade