Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

GOL completa 42 anos com frota de 1,8 milhão nas ruas

DETRAN-SP divulga levantamento de um dos carros mais populares do Brasil

Publicado em: 17 de maio de 2022 às 20:02

GOL completa 42 anos com frota de 1,8 milhão nas ruas

No aniversário de 42 anos do Volkswagen Gol, um levantamento exclusivo do Detran.SP mostra que 1,8 milhão de veículos desse modelo, que foi o mais comercializado do País até hoje, ainda circulam pelas vias do Estado de São Paulo. Lançado em 1980 para ocupar o lugar do Fusca na preferência dos brasileiros, o Gol foi líder de vendas no mercado nacional por 27 anos consecutivos, de 1987 à 2014. A capital aparece na frente do ranking de cidades com a maior frota do veículo, com 415.917 unidades. Em seguida estão Campinas e Guarulhos, com 42.557 e 40.635 unidades.

A Volkswagen lançou o Gol em 1980 como "O Carro dos Novos Tempos", que contava com um conjunto motor 1.3 vindo do renomado Fusca, câmbio manual de 4 marchas e um aprimoramento nas fábricas da Porsche. O GOL ganhou diferentes visuais e aprimoramentos ao longo do tempo, mas também recebeu novos apelidos, entre eles “Batedeira”, “Quadrado” e “Bolinha”.

Desde seu lançamento, 7 gerações do hatch foram lançadas. A segunda geração estreou em 1994, distante da identidade original do veículo, com um design mais arredondado e pela primeira vez ganhou uma versão quatro portas. Em 2003, a terceira geração chegou como o primeiro carro com motor biocombustível do Brasil. O quarto modelo do Gol introduzia aos poucos a aparência esportiva que foi assumida em sua quinta versão. Em 2008 a Volkswagen trouxe alterações na suspensão e direção. A penúltima versão do Gol era similar ao Fox, com faróis redesenhados. Já a atual versão entrou no mercado em 2018. Seu visual se tornou mais futurista e seu interior mais tecnológico.

Em seu longo período de produção, o carro teve diversos slogans e propagandas protagonizadas por grandes personalidades como Gisele Bündchen e Sylvester Stallone. Assim como seu nome, muitos comerciais do Gol foram ligados ao esporte mais amado do Brasil, colocando o veículo ao lado de goleadores do futebol como Túlio Maravilha e Neymar.

Nas redes sociais existem clubes para os amantes do Gol compartilharem suas vivências e fotografias de suas “naves”. O mecânico Rodrigo Miyake, de 45 anos conta que sempre foi apaixonado pelo Gol e o tinha como “xodó”. Rodrigo é um dos administradores do Clube do Gol G3, que tem 69.633 seguidores no Facebook, apenas na página dos integrantes de São Paulo.

“Começamos o clube pelo Facebook e depois fomos para o instagram. Nos encontramos algumas no ano para reunir a galera e trocar experiências e ideias. A página do Facebook foi um amigo que criou, ele parou e me deixou administrando. A do Instagram eu que criei.” O entusiasta também diz que existem mais clubes associados, na região do ABC paulista e até mesmo no Estado do Paraná, onde também se reúnem.O próximo encontro do Clube do Gol G3 em São Paulo tem previsão para acontecer em julho deste ano.


Publicidade