Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

NASA desenvolve roupas para nova missão lunar

Líder global em higiene e saúde é parceria da NASA na confecção de trajes para tripulação

Publicado em: 25 de junho de 2022 às 10:28

NASA desenvolve roupas para nova missão lunar
Pode parecer incomum a parceria entre a empresa líder global em higiene e saúde, Essity, e a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA). Mas, ambas estão empenhadas na próxima viagem tripulada do programa de exploração lunar.

Juntas, têm trabalhado para projetar a próxima geração de roupas de intolerância ortostática de compressão, com base na tecnologia desenvolvida pela marca JOBST® que, desde 2009, vem sendo estudada pela agência espacial.


A intolerância ortostática pós voo espacial é a incapacidade de ficar de pé, sem experimentar um ritmo cardíaco acelerado, pressão arterial baixa, tontura ou sensação de desmaio ao retornar à Terra.

A Essity vem colaborando com o Laboratório Cardiovascular e de Visão da NASA, no Johnson Space Center e, recentemente, as roupas JOBST® foram testadas em astronautas que retornam de estadias de quatro a seis meses na Estação Espacial Internacional. Os resultados preliminares do estudo, até o momento, têm sido promissores.

“Não temos dúvida da magnitude dessa parceria com a Nasa. Estamos entusiasmados com os recentes avanços da missão Orion, que nas últimas semanas teve seus computadores ligados pela primeira vez. Isso indica que poderemos, em breve, comprovar a eficácia da nossa tecnologia por meio do uso nas roupas dos astronautas”, afirma o Diretor Comercial de Soluções Médicas da Essity Brasil, Diego Becker.

Os astronautas na missão Orion colocarão as roupas JOBST® enquanto ainda estiverem no espaço e as usarão sob o traje de voo até que a tripulação retorne à Terra. Cada astronauta fará uso do traje com compressão graduada do pé até a cintura.A pressão fornecida ajudará a evitar que o sangue se acumule nas extremidades inferiores ao retornarem à gravidade após o voo espacial.



A primeira missão de voo espacial humano Orion está programada para ser lançada em 2023.

A colaboração da NASA com a Essity e o desenvolvimento de roupas JOBST® personalizadas podem, também, ajudar a população em geral a superar problemas semelhantes à intolerância ortostática, como a síndrome da taquicardia ortostática postural, uma doença que afeta o sistema nervoso causando um aumento na frequência cardíaca, tontura ao se levantar, fadiga e intolerância a exercícios.

Publicidade