Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Lula visita litoral atingido por chuva em SP

Presidente sai de Salvador(BA) e desembarca em São José dos Campos, depois segue para São Sebastião

Publicado em: 20 de fevereiro de 2023 às 07:54

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vai supervisionar a comitiva do Governo Federal que desembarca nesta segunda-feira (20/2) nas regiões mais afetadas pelas fortes chuvas no litoral paulista. A previsão é de que Lula saia de Salvador (BA) no início da manhã e pouse em São José dos Campos (SP) por volta das 10h. De lá, ele sai para sobrevoo e pouso em São Sebastião, o município mais atingido pelos efeitos das chuvas, que superaram 600mm em menos de oito horas."Conversei hoje com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, após as fortes chuvas no litoral de São Paulo, em especial na cidade de São Sebastião”, afirmou Lula em seu perfil oficial no Twitter.“Todo o Governo Federal, através da Defesa Civil e das Forças Armadas, está à disposição e atua para ajudar no que for necessário para somar esforços ao governo de São Paulo e prefeituras no auxílio às vítimas”, continuou o presidente.

“Vamos reunir todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Meus sentimentos às famílias que perderam pessoas queridas nesta tragédia”, concluiu.

O Governo Federal determinou uma mobilização de vários ministérios para ajudar o município e o estado de São Paulo nas ações emergenciais de assistência às vítimas, de reconstrução de infraestrutura e logística e de reconstrução da região. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, também integram o grupo que visita, nesta segunda, a região de São Sebastião.O Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional (GADE) já está em deslocamento para a região, com o objetivo de atuar na coordenação das ações de socorro e resposta à população local. Além disso, o MIDR acionou o Ministério da Defesa para providenciar aeronaves de grande porte para ajuda humanitária e auxílio nas ações de desobstrução de vias e rodovias.



O Governo Federal determinou o reconhecimento sumário da situação de calamidade no município, essencial para liberação de recursos federais. O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou a liberação emergencial de R$ 2 milhões, por meio da Autoridade Portuária de Santos (SP), para doação de mantimentos para as vítimas das chuvas no litoral de São Paulo.


Publicidade