Apesar do calor intenso, a condição climática se mostra favorável à chegada de chuva em Votuporanga e região. A tão esperada ‘água do céu’ deve cair a partir da próxima quarta-feira (9).
A previsão da maioria dos institutos de meteorologia é de 60% de probabilidade da chegada da chuva. A temporada de estiagem tem castigado o Estado todo, principalmente favorecendo queimadas e devastação ambiental. Para os especialistas, a seca está chegando ao fim.
Não fez 44 graus em Votuporanga
Em época de calor extremo, é comum a circulação de imagens de termômetros de rua com marcação de até 44ºC. Essa marca, no entanto, não corresponde à temperatura oficial.
Segundo especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia essas temperaturas aferidas são distorcidas em razão dos equipamentos utilizados. Por exemplo, os medidores de rua são armazenados na própria estrutura que é de ferro, latão ou qualquer material metálico, cuja natureza absorve calor pela exposição ao sol e ‘passa’ essa temperatura para o termômetro, provocando leitura distorcida, tanto em épocas de calor ou frio intenso.
Para se ter ideia, as normas internacionais de aferição de temperatura seguem criteriosas regras para ‘abrigo’ dos termômetros, não podendo ser locais metálicos, segundo a Organização Meteorológica Mundial. Apesar de toda essa regra oficial, não impede a manutenção dos ‘famosos’ termômetros de rua, porém a temperatura apresentada deve servir apenas como referência.