Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Como as guerras afetam a todos nós? Reflexão bíblica

Os conflitos ainda são a maior causa de fome, segundo Organização das Nações Unidas

Publicado em: 17 de setembro de 2025 às 17:01

As guerras podem acontecer de uma hora para outra, até em lugares que parecem ter paz. O mundo hoje está tão interligado que até pessoas que estão longe da guerra podem acabar sofrendo. E, mesmo quando a guerra acaba, as consequências ainda duram muito tempo. Veja alguns exemplos:

Falta de alimentos. De acordo com o Programa Mundial de Alimentos, das Nações Unidas, “os conflitos ainda são a maior causa de fome. Setenta por cento das pessoas que passam fome vivem em áreas afetadas pela guerra e pela violência”.

Problemas de saúde física e mental. A ameaça de guerra e a insegurança que isso causa podem gerar muito estresse e ansiedade. Aqueles que vivem em zonas de guerra não apenas correm mais risco de sofrer danos físicos, mas também de desenvolver problemas de saúde mental. E, infelizmente, eles muitas vezes têm dificuldades de conseguir ajuda médica.

Crise de refugiados. Até setembro de 2023, mais de 114 milhões de pessoas no mundo todo tiveram de fugir de suas casas, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. A guerra é um dos principais motivos para essa crise.

Dificuldades econômicas. As guerras geram problemas econômicos, como a inflação. As pessoas acabam sofrendo quando os governos tiram recursos destinados à saúde e à educação para usar em operações militares. Sem falar nos grandes gastos que são necessários para reconstruir uma área afetada pela guerra.

Problemas ambientais. As pessoas sofrem quando os recursos naturais viram alvo de ataques. A contaminação da água, do ar e do solo pode causar sérios problemas de saúde. E as minas terrestres são um grande perigo, mesmo muito tempo depois de a guerra ter acabado.

Sem dúvida, as guerras causam muita destruição, cobrando um preço que vai além do dinheiro.O que as profecias da Bíblia dizem sobre as guerras? A Bíblia diz que as guerras seriam parte do sinal predito por Jesus sobre o “final do sistema de coisas”. (Mateus 24:3) Ele disse:

“Vocês ouvirão falar de guerras e notícias de guerras . . . Porque nação se levantará contra nação e reino contra reino.” — Mateus 24:6, 7. “Quando ouvirem falar de guerras e tumultos, não fiquem apavorados.” — Lucas 21:9.

A palavra original traduzida “tumultos” pode se referir a desordens, oposição às autoridades, rebelião, tumulto político e protestos. Para saber mais, leia o artigo “O que é o sinal dos ‘últimos dias’ ou ‘fim dos tempos’?”, no site jw.org.

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade