Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

DEBATE: inteligência artificial no SUS

Capacitação abordou impactos da inovação e LGPD no cotidiano das equipes e das famílias atendidas

Publicado em: 13 de outubro de 2025 às 20:31

DEBATE: inteligência artificial no SUS
A Secretaria da Assistência Social e Desenvolvimento Social de Votuporanga realizou, na última sexta-feira (10/10), um ciclo de diálogo sobre tecnologia e inteligência artificial com as equipes dos serviços socioassistenciais do município.
A iniciativa foi promovida por meio da Gestão do Trabalho e Educação Permanente e contou com a participação de profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), Centro de Convivência do Idoso (CCI) e Centro Dia do Idoso (CDI).
O encontro teve como objetivo refletir sobre as possibilidades, os desafios e os impactos do uso das novas tecnologias no trabalho do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e, principalmente, na vida das famílias atendidas pelos serviços socioassistenciais.
A ação faz parte da capacitação “Planejamento e Metodologia do Trabalho no Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, iniciada em agosto deste ano. O programa busca fortalecer o papel das equipes técnicas e aprimorar as práticas profissionais com base em temas atuais e relevantes.
A discussão sobre tecnologia e inteligência artificial é considerada inovadora e estratégica para o setor. As transformações digitais estão cada vez mais presentes na rotina dos serviços públicos, exigindo novas formas de atuação e atenção especial à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Durante o diálogo, foram abordadas situações práticas envolvendo o uso de sistemas informatizados, o armazenamento seguro de dados e a proteção das informações dos usuários. Também foram levantadas reflexões sobre como a inteligência artificial pode contribuir para otimizar processos, melhorar a gestão dos atendimentos e ampliar a efetividade das políticas públicas.
“Nosso ciclo de diálogos seguirá com novas temáticas até o final do ano, pois se trata de um tema relevante, inovador e estratégico para os trabalhadores do SUAS. Essa iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Votuporanga com a formação continuada, a inovação e a qualidade no atendimento socioassistencial”, destacou Marcilene Raymundo, chefe da Divisão de Planejamento e Formação Continuada da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Social.
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade